Elon Musk vai revelar dispositivo da Neuralink nesta sexta-feira

Neuralink, de Elon Musk, trabalha em interface cérebro-computador que pode tratar problemas neurológicos e aumentar habilidades

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Implante - Neuralink

A Neuralink, empresa de Elon Musk que está desenvolvendo uma interface cérebro-computador implantável, vai apresentar seu primeiro dispositivo funcional nesta sexta-feira (28), às 19:00 (horário de Brasília). O evento, a ser transmitido pela internet, foi confirmado pelo próprio empresário via Twitter.

Musk está habituado a se envolver com projetos ambiciosos. Tesla e SpaceX são provas disso. Mas a Neuralink tem tudo para figurar como o negócio mais audacioso do polêmico empresário: basicamente, a empresa pretende conectar o cérebro humano a um computador de uma forma que nunca foi feita antes.

Inicialmente, a tecnologia da Neuralink deverá ser direcionada ao tratamento de pessoas com problemas neurológicos. Há expectativa, por exemplo, de que a tal interface cérebro-computador ajude no tratamento ou na melhora da qualidade de vida de indivíduos com paralisia cerebral ou doença de Parkinson.

Mas espera-se que, em um futuro distante (mas não muito), a mesma tecnologia seja utilizada para incrementar as habilidades humanas ou permitir que a pessoa tenha mais controle sobre o que acontece com o seu corpo. Melhora do raciocínio e alívio da ansiedade estariam entre os resultados.

Como isso será possível? Alguns detalhes revelados no mês passado indicam que a interface da Neuralink consistirá em milhares de eletrodos flexíveis mais finos do que um fio de cabelo empacotados em um minúsculo dispositivo implantável.

O procedimento para o implante seria executado por um robô neurocirurgião e seguiria um método semelhante à cirurgia Lasik, que é direcionada ao tratamento de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Foto pot James Duncan Davidson/TED Conference/Flickr

Elon Musk

Mas isso em uma fase posterior. O próprio Elon Musk reconheceu que a Neuralink levará alguns anos para chegar a algo perto da técnica Lasik.

Para a apresentação de sexta-feira, podemos esperar algo mais simples, mas que, apesar disso, dará uma noção mais clara daquilo que a companhia reserva para o futuro.

Ainda não ficou claro como o evento será transmitido, por isso, vale a pena ficar de olho no site ou no Twitter da Neuralink.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados