Início » Jogos » Fortnite não terá nova temporada nem crossplay no iPhone e Mac

Fortnite não terá nova temporada nem crossplay no iPhone e Mac

Próxima temporada de Fortnite não estará disponível para iOS, iPadOS e macOS; jogo de battle royale vai limitar crossplay

Felipe Ventura Por

A briga entre Epic Games e Apple está longe de acabar: a desenvolvedora anunciou nesta quarta-feira (26) que a próxima temporada de Fortnite não estará disponível para iPhone, iPad e Mac. Além disso, o jogo de battle royale não terá mais crossplay com usuários de outras plataformas.

fortnite iphone icone tecnoblog

A Epic atualizou sua seção de perguntas e repostas sobre a campanha #FreeFortnite. Ela diz que a Apple está bloqueando atualizações e novas instalações do jogo na App Store; e que sua conta de desenvolvedor será encerrada.

“Como resultado, a mais recente atualização do Fortnite, o Capítulo 2: Temporada 4 (v.14.00), não será lançada no iOS ou no macOS em 27 de agosto”, explica a empresa. Há rumores de que esse update terá um tema baseado em personagens da Marvel.

Pior: a Epic confirmou ao The Verge que o iPhone, iPad e Mac vão perder o crossplay com plataformas não-Apple no modo multiplayer. Ou seja, jogadores de Fortnite no iOS, iPadOS e macOS só poderão disputar entre si; enquanto usuários do PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Android poderão ser pareados tal como antes.

Vale lembrar que Fortnite também foi retirado da Google Play Store. Para ter acesso à versão mais recente, é necessário instalar a loja da Epic Games ou usar a Galaxy Store em dispositivos Samsung.

Apple e Epic Games brigam por taxa da App Store

A Apple proibiu a Epic de atualizar Fortnite, e impediu a instalação por novos usuários, porque a desenvolvedora violou uma das regras da App Store: ela passou a oferecer compras in-app através de um método próprio, que não paga a taxa de 30% da loja. O mesmo aconteceu na Play Store.

Fortnite pode voltar à App Store se remover essa forma alternativa de compras in-app, mas a Epic não vai fazer isso: ela quer pressionar a Apple a não cobrar taxa por essas transações. A disputa foi parar na Justiça: uma juíza decidiu que o jogo pode ser bloqueado, mas não a Unreal Engine usada por vários desenvolvedores.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

É difícil mensurar o impacto dessa ação no ecossistema da Apple. Apesar de Fortnite ser “apenas um jogo”, é o jogo mais jogado do mundo já a algum tempo com milhões de usuários.

No fim das contas quem sai perdendo é o consumidor da Apple que ficará prejudicado quando comparado aos jogadores de outras plataformas. Dificilmente é uma ação que impedirá que a Apple venda novos iPhone, mas sem dúvidas é algo que ganhará certo destaque para muitos usuários.