Início » Aplicativos e Software » Facebook teme que iOS 14 derrube faturamento com anúncios

Facebook teme que iOS 14 derrube faturamento com anúncios

iOS exige permissão para rastrear usuário; Facebook estima queda de 50% na receita em anúncios da Audience Network

Felipe Ventura Por

O iOS 14 será lançado pela Apple nos próximos meses com melhorias para a privacidade: por exemplo, os apps terão que pedir permissão ao usuário para rastrear suas atividades. O Facebook está com muito medo disso e diz que a novidade pode derrubar em mais de 50% o faturamento com anúncios fora da rede social, ou seja, em apps e sites de terceiros.

Como funciona o texto alternativo/Unsplash/Dole 777

Como você sabe, o Facebook tem diversos anúncios dentro de seus respectivos sites e aplicativos como o Instagram. E tal como o Google, a rede social possui ferramentas para exibir propagandas em sites de terceiros e dividir a receita com seus respectivos donos — trata-se da Audience Network.

“Nossa capacidade de exibir anúncios direcionados no iOS 14 será limitada”, explica o Facebook. “Por isso, alguns usuários do iOS 14 podem não ver nenhum anúncio da Audience Network, enquanto outros ainda podem ver nossos anúncios, mas eles serão menos relevantes.”

Isso deve levar a uma queda no faturamento: “em testes, vimos uma diminuição de mais de 50% na receita da Audience Network quando a personalização foi removida das campanhas de anúncios para instalar apps”. Na prática, o impacto do iOS 14 “pode ser muito maior”, avisa o Facebook.

A rede social diz que a receita de anúncios exibidos dentro do Facebook e Instagram não deve ser afetada. Isso faz sentido: essas propagandas são personalizadas com base na atividade do usuário, coletada inclusive em outras plataformas, algo que o iOS não poderia impedir de rastrear.

Facebook diz que iOS 14 vai prejudicar desenvolvedores

Ainda assim, o Facebook está preocupado. “Entendemos que o iOS 14 prejudicará muitos desenvolvedores e publishers em um momento já difícil para as empresas”, em referência à pandemia do novo coronavírus. “Pagamos bilhões de dólares em 2019 e trabalhamos com mais de 19 mil parceiros de todo o mundo; muitos são de pequenas empresas que dependem de anúncios para sobreviver.”

Na verdade, o Facebook cogita simplesmente remover anúncios personalizados em apps de terceiros no iPhone e iPad: “apesar de nossos melhores esforços, as atualizações da Apple podem tornar a Audience Network tão ineficaz que pode não fazer sentido oferecê-la no iOS 14”. (O iPadOS 14 terá as mesmas proteções contra rastreamento.)

O iOS 14 virá com outras novidades relacionadas à privacidade. A App Store vai exibir um resumo com as práticas de privacidade de cada desenvolvedor, mostrando quais dados são coletados do usuário. Haverá a opção de compartilhar sua localização aproximada, em vez de seu local preciso.

Além disso, o iOS 14 vai avisar quando apps acessarem a câmera, microfone ou área de transferência. Essa funcionalidade “dedurou” versões anteriores do Instagram, TikTok, LinkedIn, Reddit e outros 50 apps.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JulioCampos (@juliocesar)

Como dizia Filomena:
_ Ô… coitado!

Schio ☭ (@Sckillfer)

Oh glória!

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Acho justo. Quer direcionar propaganda coletando meus dados e sabe-se lá vendendo para quem, é obrigação me pedir permissão.

Que bom que os usuários vão passar a ter controle sobre sua vida digital. A ideia não é proibir, mas dar visibilidade para uma prática disseminada e indiscriminada, que não traz benefício para quem é devassado.

Ah, oferecer propaganda direcionada, sem seu consentimento, não é um benefício, é um abuso.

Diego Nascimento (@Dieg0)

Acho é pouco!

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Fico triste com uma notícia dessas.

ochateador (@ochateador)

O facebook e sua rede de anúncios será prejudicado. Até aí beleza.
Mas o que a apple ganha com isso ?

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Não se trata de ganhar, mas sim de fazer a coisa certa.

Vinicius Andrade (@Toloko)

#choraZuck

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Reforça a privacidade dos usuários, que é um ponto muito considerado por algumas pessoas que buscam as plataformas da Apple.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Já é a segunda vez que eles falam isso, na próxima já podem pedir música

Matt (@hadtohear)

lógico que teve o seu consentimento(está nos termos de uso), a menos que você não tenha uma conta do Google ou Facebook

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

A questão é a transparência.

@RODRIGO

Caso não importe-se por supostos bugs, dá para baixar o beta público do IOS 14! Ressalto, pode ter bugs no SO e nos apps! Aviso dado.