Facebook teme que iOS 14 derrube faturamento com anúncios

iOS exige permissão para rastrear usuário; Facebook estima queda de 50% na receita em anúncios da Audience Network

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Como funciona o texto alternativo/Unsplash/Dole 777

O iOS 14 será lançado pela Apple nos próximos meses com melhorias para a privacidade: por exemplo, os apps terão que pedir permissão ao usuário para rastrear suas atividades. O Facebook está com muito medo disso e diz que a novidade pode derrubar em mais de 50% o faturamento com anúncios fora da rede social, ou seja, em apps e sites de terceiros.

Como você sabe, o Facebook tem diversos anúncios dentro de seus respectivos sites e aplicativos como o Instagram. E tal como o Google, a rede social possui ferramentas para exibir propagandas em sites de terceiros e dividir a receita com seus respectivos donos — trata-se da Audience Network.

“Nossa capacidade de exibir anúncios direcionados no iOS 14 será limitada”, explica o Facebook. “Por isso, alguns usuários do iOS 14 podem não ver nenhum anúncio da Audience Network, enquanto outros ainda podem ver nossos anúncios, mas eles serão menos relevantes.”

Isso deve levar a uma queda no faturamento: “em testes, vimos uma diminuição de mais de 50% na receita da Audience Network quando a personalização foi removida das campanhas de anúncios para instalar apps”. Na prática, o impacto do iOS 14 “pode ser muito maior”, avisa o Facebook.

A rede social diz que a receita de anúncios exibidos dentro do Facebook e Instagram não deve ser afetada. Isso faz sentido: essas propagandas são personalizadas com base na atividade do usuário, coletada inclusive em outras plataformas, algo que o iOS não poderia impedir de rastrear.

Facebook diz que iOS 14 vai prejudicar desenvolvedores

Ainda assim, o Facebook está preocupado. “Entendemos que o iOS 14 prejudicará muitos desenvolvedores e publishers em um momento já difícil para as empresas”, em referência à pandemia do novo coronavírus. “Pagamos bilhões de dólares em 2019 e trabalhamos com mais de 19 mil parceiros de todo o mundo; muitos são de pequenas empresas que dependem de anúncios para sobreviver.”

Na verdade, o Facebook cogita simplesmente remover anúncios personalizados em apps de terceiros no iPhone e iPad: “apesar de nossos melhores esforços, as atualizações da Apple podem tornar a Audience Network tão ineficaz que pode não fazer sentido oferecê-la no iOS 14”. (O iPadOS 14 terá as mesmas proteções contra rastreamento.)

O iOS 14 virá com outras novidades relacionadas à privacidade. A App Store vai exibir um resumo com as práticas de privacidade de cada desenvolvedor, mostrando quais dados são coletados do usuário. Haverá a opção de compartilhar sua localização aproximada, em vez de seu local preciso.

Além disso, o iOS 14 vai avisar quando apps acessarem a câmera, microfone ou área de transferência. Essa funcionalidade “dedurou” versões anteriores do Instagram, TikTok, LinkedIn, Reddit e outros 50 apps.

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados