Início » Computador » Nvidia deve anunciar placa RTX 3090 no início de setembro

Nvidia deve anunciar placa RTX 3090 no início de setembro

GPU Nvidia GeForce RTX 3090 pode ter 24 GB de memória e ocupar espaço de três slots, de acordo com rumores

Emerson Alecrim Por

A Nvidia marcou um evento para 1º de setembro que deve servir de palco para um grande anúncio: a revelação da série de placas de vídeo GeForce RTX 3000. Os rumores apontam que pelo menos duas placas serão apresentadas na ocasião: a GeForce RTX 3080 e, com destaque, a GeForce RTX 3090.

Suposta RTX 3090

O uso da classificação RTX deixa claro que, a exemplo da geração atual, as novas GPUs serão compatíveis com as técnicas de ray tracing. Mas esse está longe de ser o único grande atributo: é de se esperar que a nova série seja baseada na arquitetura Ampere, por exemplo, a mesma que aparece nas GPUs Nvidia A100 (para datacenters).

Quanto poder de fogo a nova arquitetura trará para as supostas RTX 3080 e RTX 3090? Essa é uma das várias perguntas que, provavelmente, a Nvidia responderá no evento. O que as primeiras pistas sugerem é que as novas placas — ou, pelo menos, a RTX 3090 — serão “gigantes”.

Algumas pistas aparecem no vídeo que a Nvidia publicou nesta quarta-feira (26) para comentar o design de suas placas. Nos segundos finais, a companhia mostra traços do que pode ser a GeForce RTX 3090.

Mas nada é tão revelador quanto os “vazamentos”. Um deles, divulgado pelo perfil GarnetSunset, no Twitter, mostra uma RTX 2080 ao lado do que seria uma RTX 3090. A mesma pessoa comenta que o novo modelo ocupará o espaço de três slots PCI Express na placa-mãe.

Suposta RTX 3090 (foto: GarnetSunset)

Suposta RTX 3090 (foto: GarnetSunset)

É perceptível, tanto pelo vídeo da Nvidia quanto pelas fotos vazadas, que a companhia tratou o resfriamento da nova placa com alguma prioridade.

Um exemplo desses esforços: aparentemente, a novidade terá um conector de alimentação de 12 pinos que deverá ocupar menos espaço do que o uso conjunto de dois conectores de oito pinos. A implementação ou não dessa solução pode variar de acordo com o fabricante da placa de vídeo, porém.

Outros rumores apontam que a RTX 3090 terá 24 GB de memória GDDR6X e exigirá uma fonte de alimentação de 850 W, embora saibamos que os requisitos desse componente variam de PC para PC.

Preços? O perfil GarnetSunset fala em US$ 1.400 para a RTX 3090, mas rumores anteriores sugerem algo na casa dos US$ 2.000, o que soa mais provável. De todo modo, deveremos ter os detalhes na próxima semana.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Jeronimo (@TiagoJL)

Essa ae nem consórcio dá conta.

Vai ter que ser comprado no programa Minha Placa, Minha Vida.