DJI OM 4 é o novo Osmo com suporte magnético de celular

O DJI OM 4 muda o nome da linha e a forma de segurar o celular, mas continua com basicamente o mesmo motor e recursos de software

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
dji om 4 hero

A DJI anunciou nesta quarta-feira (26) o lançamento da quarta geração do gimbal Osmo Mobile, que agora tem nome de OM 4 e tira proveito de um suporte magnético no braço do produto para ajudar na hora de tirar e colocar o smartphone no gadget.

A novidade segue basicamente o que já vem dando certo desde gerações anteriores, como o motor de três eixos e o corpo dobrável, que foi apresentado no Osmo Mobile 3 e pode ficar confortável em uma bolsa pequena. O controle de movimentos também continua em um pequeno joystick que trabalha junto de botões que oferecem atalhos para gravar e tirar fotos.

As maiores mudanças ficam na utilização de dois tipos de suportes magnéticos, sendo um que é em formato de garra e que é a mesma que abraça as laterais do celular de outros Osmo Mobile, enquanto que o segundo fica na traseira do smartphone e pode ser utilizado como aqueles anéis para dar mais firmeza na pegada.

É mais ou menos como as capas que utilizam imãs para ficarem firmes e soltarem com facilidade dos apoios para celular de carros. Utilizar imãs para prender o suporte ou o anel no DJI OM 4 é interessante para momentos que o usuário quer gravar um vídeo com o gimbal, mas depois precisa guardar o conjunto e isso significa desrosquear o suporte.

dji om 4 anel animado

Com o novo sistema uma tarefa pode ser eliminada se a pessoa sabe que em breve vai filmar ou fotografar novamente. É, só uma mesmo, já que dobrar e guardar o OM 4 continua sendo seu trabalho.

DJI OM 4 é mais inteligente e tem mais força

Falando em uso dos motores para estabilização, o DJI OM 4 consegue segurar um smartphone que pode ser grande e pesado como o iPhone 11 Pro Max por até 15 horas seguidas. Ele ainda continua com uma conexão USB-C que pode ser utilizada para aproveitar toda a carga da bateria para ser uma bateria externa para um smartphone, acessório ou qualquer outra coisa que utilize alimentação por porta USB.

dji om 4 mao

No software pouco muda, já que ele continua sendo utilizado para gravar e fotografar com os atalhos dos botões físicos do gimbal, criam panoramas de forma automática e até hyperlapses. Uma pequena melhoria foi adicionada no recurso que segue um objeto na cena, chamado agora de ActiveTrack 3.0 e que nesta versão consegue notar as diferenças dentro do que precisa ser seguido. A DJI diz que o programa sabe distinguir um adulto de uma criança, além um cachorro (ou outro animal) de outro que está na mesma cena.

Ele também permite o uso de zoom dinâmico que cria o efeito vertigo, ou dolly zoom e que também pode ser acionado com o drone Mavic 2 Zoom.

Quando e quanto?

O DJI OM4 já está disponível no mercado internacional com preço sugerido de US$ 149, que inclui o gimbal, os dois suportes magnéticos, um tripé, alça para prender o gimbal no punho e uma bolsa para carregar todos os itens. Ainda não existe previsão de lançamento do gadget no Brasil.

Com informações: DJI.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados