Tecnoblog
Início » Jogos » Como formatar um HD de PS4 no PC

Como formatar um HD de PS4 no PC

Saiba como formatar um HD do PS4 no PC para que o Windows reconheça e você possa gravar outras informações no dispositivo

Quando trocamos um HD de PS4 ou formatamos um HD externo comum para ser usado como dispositivo estendido no console, ele costuma não ser reconhecido no Windows depois disso. Mas e aí, o dispositivo vira uma peso de papel? Veja como formatar um HD de PS4 no PC e resolver esse problema.

Como formatar um HD de PS4 no PC

O tipo de formatação que o Playstation 4 utiliza, acaba fazendo com que dispositivo de armazenamento utilizado no aparelho seja reconhecido no PC como um dispositivo de armazenamento, mas sem a possibilidade de acessar o conteúdo ou mesmo gravar informações, por isso é necessário formatá-lo para um padrão que seja reconhecido pelo Windows, caso você deseje reutilizar o HD para outra finalidade.

Para reverter o status de “peso de papel” que seu HD externo pode se encontrar é ligeiramente simples e veremos isso neste tutorial.

Importante: Quando você retira um HD interno do PS4, ele não possui um case. Por isso, o jeito mais fácil de fazer esse procedimento é colocando o HD do PS4 em um case de algum HD externo que você possua e conectá-lo via portas USB. Se você tiver um PC e conhecimento suficiente, pode conectar o HD através de cabos na placa do seu PC, mas o tutorial aqui é utilizando o método via conexão USB que é mais simples.

Passo-a-passo:

  1. Conecte o HD ao PC;
  2. No Windows: Vá em “Gerenciamento de Disco”;
  3. O HD deve aparecer como Disco 1 (Ele também pode aparecer com as informações “Não alocado” ou “Desconhecido”;
  4. Clique nele com o botão direito do mouse e escolha”Inicializar Disco”;
  5. Depois clique com o botão esquerdo;
  6. Selecione “Novo Volume”;
  7. Depois “Criar Novo Volume”;
  8. Defina uma letra para o HD;
  9. Defina o formato a ser usado na formatação;
  10. Formate o disco;

Normalmente o disco rígido do seu computador aparece como “Disco 0”, porém sempre fique atento na informação referente aos discos, para não acabar formatando o HD do seu computador por acidente.

É possível que o HD do PS4 apareça do PC com diversas partições. Caso isso aconteça, apenas vá excluindo as partições com a opção “excluir volume” antes de formatar o disco.

Lembrando que caso deseje manter qualquer informação contida nesse disco é necessário fazer o backup em outro dispositivo, porque após a formatação tudo que está salvo no HD será apagado.

Caso vá utilizar o disco para fazer transferências de arquivos grandes entre plataformas que utilizem Windows é recomendável formatar o disco nos formatos: NTFS ou exFAT. Você pode entender um pouco mais sobre as diferenças de formatação neste artigo:Qual a diferença entre NTFS, FAT32 e exFAT?

O processo é rápido e depois da formatação você poderá utilizar o dispositivo retirado do PS4 como um HD externo comum.

Espero que o tutorial tenha ajudado e que agora você tenha mais um dispositivo para armazenar seus arquivos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação