Apple perde espaço para Xiaomi em fones de ouvido true wireless

Linha Apple AirPods lidera com folga, mas marcas chinesas como Xiaomi avançam em ritmo forte no segmento de fones sem fio

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AirPods Pro, fones de ouvido com chip Apple H1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple AirPods Pro

A linha AirPods fez a Apple ser a marca que mais vendeu fones de ouvido true wireless em 2019. Tudo indica que a companhia manterá a liderança em 2020, mas com olhos bem atentos para o retrovisor: marcas chinesas, com destaque para a Xiaomi, conquistam cada vez mais espaço nesse mercado.

É o que aponta a Counterpoint Research. O levantamento da companhia revela que, com base no segundo trimestre de 2020, a Apple lidera o mercado de fones true wireless com 35% de participação. A segunda colocada é a Xiaomi, com 10%. A Samsung, com 6%, aparece na terceira posição.

Na primeira olhada, a situação da Apple é bastante confortável, afinal, a companhia mantém uma distância considerável em relação à Xiaomi. O problema é que, em 2019, a linha AirPods respondeu por quase metade das vendas do setor, mas a proporção vem diminuindo em 2020.

Não é que a Apple não esteja vendendo bem. A previsão é a de que a companhia registre aumento de um terço nas vendas de AirPods em 2020 na comparação com o ano passado, o que significa que ela irá avançar de 61 milhões de unidades (2019) para 82 milhões — um feito notável, se confirmado.

Por outro lado, marcas chinesas também avançam em ritmo forte, graças, em grande parte, ao fator custo-benefício. Só para dar um exemplo recente, a Xiaomi anunciou os fones Mi True Wireless Earphones 2 Basic no mês passado com preço próximo a US$ 45.

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

De modo geral, a percepção da Counterpoint é a de que, principalmente entre usuários de Android, fones de categorias básicas e intermediárias estão conquistando mais espaço em relação a modelos premium, o que, além da Xiaomi, explica o avanço de marcas asiáticas que só trabalham com fones, como a Lypertek.

Não são só marcas chinesas que devem crescer nesse mercado. A Counterpoint prevê que a Samsung mais do que dobrará a sua participação, ou seja, saltará de 8 milhões de fones true wireless vendidos em 2019 para 17 milhões em 2020.

Curiosamente, o levantamento aponta que marcas especializadas e tradicionais do setor de áudio, como Sennheiser, Beyerdynamic e Audio-Technica, registram participação de 0,3% ou menos nesse mercado.

Com informações: Bloomberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados