Alunos do RS terão 4G gratuito para usar com Google Classroom

Governo do Rio Grande do Sul firma acordo com Claro, Oi, TIM e Vivo para fornecer acesso gratuito a Google Classroom via 4G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ensino à distância. Foto: Annie Spratt/Unsplash

As operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo começaram a fornecer pacotes de internet móvel para estudantes da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. O acesso é liberado apenas para a plataforma de ensino Google Classroom (Sala de Aula), adotada para aulas durante a pandemia do novo coronavírus. Com a medida, o governo espera levar o ensino à distância para cerca de 100 mil alunos que ainda não utilizam a ferramenta de educação remota.

O custo da conexão será bancado pelo poder legislativo, que irá repassar R$ 450 mil por mês para que as operadoras forneçam internet para ensino à distância com velocidades de 50 Mb/s. Além disso, a Secretaria Estadual de Educação consertou cerca de 5 mil netbooks, que serão emprestados para professores e alunos.

De acordo com o GaúchaZH, a rede estadual conta com 800 mil alunos; cerca de 15 mil estudantes utilizam a internet de forma espontânea e 655 mil já fizeram a inscrição no Google Classroom. Cerca de 100 mil ainda estão longe do ambiente online, e o estado estima que entre 50 mil e 60 mil crianças não desenvolveram nenhuma atividade, ainda que no formato de ensino tradicional.

Mesmo com a oferta gratuita de internet móvel, o governo entende que alguns alunos nunca poderão acessar as plataformas online, como aqueles que residem em locais onde há falta de sinal de celular. Nesse caso, serão fornecidas atividades em folhas de papel, livros e cadernos.

Para ter o acesso gratuito de internet, é necessário que o aluno acesse o aplicativo EscolaRS no celular. O mesmo login é utilizado para o Google Classroom; caso não seja possível acessar o serviço ou recuperar a senha, é necessário ir pessoalmente até a secretaria da escola e solicitar a atualização dos dados cadastrais.

Rio Grande do Sul tem 4G em 96% dos municípios

A tecnologia 4G está presente em 474 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul e atinge 99,5% da população urbana. A maior cobertura é da Vivo, com 393 localidades, seguida por TIM (261), Claro (255) e Oi (80). De acordo com a Anatel, o estado possui 12,6 milhões de linhas móveis, e cerca de 69,3% dos aparelhos estão aptos para a quarta geração.

O fornecimento de internet móvel é importante porque o serviço de banda larga fixa atinge apenas 2,4 milhões de clientes. A maior parte dos acessos é feita por pequenos provedores de internet. A fibra óptica é a tecnologia mais popular no Rio Grande do Sul e responde por 35,4% dos modens, seguido pelo cabo coaxial (27,2%) e par metálico (21%).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados