Início » Telecomunicações » Alunos do RS terão 4G gratuito para usar com Google Classroom

Alunos do RS terão 4G gratuito para usar com Google Classroom

Governo do Rio Grande do Sul firma acordo com Claro, Oi, TIM e Vivo para fornecer acesso gratuito a Google Classroom via 4G

Lucas Braga Por

As operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo começaram a fornecer pacotes de internet móvel para estudantes da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. O acesso é liberado apenas para a plataforma de ensino Google Classroom (Sala de Aula), adotada para aulas durante a pandemia do novo coronavírus. Com a medida, o governo espera levar o ensino à distância para cerca de 100 mil alunos que ainda não utilizam a ferramenta de educação remota.

Ensino à distância. Foto: Annie Spratt/Unsplash

O custo da conexão será bancado pelo poder legislativo, que irá repassar R$ 450 mil por mês para que as operadoras forneçam internet para ensino à distância com velocidades de 50 Mb/s. Além disso, a Secretaria Estadual de Educação consertou cerca de 5 mil netbooks, que serão emprestados para professores e alunos.

De acordo com o GaúchaZH, a rede estadual conta com 800 mil alunos; cerca de 15 mil estudantes utilizam a internet de forma espontânea e 655 mil já fizeram a inscrição no Google Classroom. Cerca de 100 mil ainda estão longe do ambiente online, e o estado estima que entre 50 mil e 60 mil crianças não desenvolveram nenhuma atividade, ainda que no formato de ensino tradicional.

Mesmo com a oferta gratuita de internet móvel, o governo entende que alguns alunos nunca poderão acessar as plataformas online, como aqueles que residem em locais onde há falta de sinal de celular. Nesse caso, serão fornecidas atividades em folhas de papel, livros e cadernos.

Para ter o acesso gratuito de internet, é necessário que o aluno acesse o aplicativo EscolaRS no celular. O mesmo login é utilizado para o Google Classroom; caso não seja possível acessar o serviço ou recuperar a senha, é necessário ir pessoalmente até a secretaria da escola e solicitar a atualização dos dados cadastrais.

Rio Grande do Sul tem 4G em 96% dos municípios

A tecnologia 4G está presente em 474 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul e atinge 99,5% da população urbana. A maior cobertura é da Vivo, com 393 localidades, seguida por TIM (261), Claro (255) e Oi (80). De acordo com a Anatel, o estado possui 12,6 milhões de linhas móveis, e cerca de 69,3% dos aparelhos estão aptos para a quarta geração.

O fornecimento de internet móvel é importante porque o serviço de banda larga fixa atinge apenas 2,4 milhões de clientes. A maior parte dos acessos é feita por pequenos provedores de internet. A fibra óptica é a tecnologia mais popular no Rio Grande do Sul e responde por 35,4% dos modens, seguido pelo cabo coaxial (27,2%) e par metálico (21%).

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cesar Osvaldo Müller (@cesar)

Aí vão fazer que nem a secretaria de Educação da cidade em que moro, entregam as folhas pra quem não tem acesso a internet, na folha, links para vídeos do youtube ^^

Matt (@hadtohear)

Esse acesso poderia ter sido dado como cortesia pelas Operadoras, o custo seria relativamente baixo perante o mkt orgânico que elas receberiam

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Nem diria cortesia, mas uma abordagem de marketing. A invés de dar Facebook, Spotify (apenas exemplos) sem descontar da franquia, poderiam ter liberado acesso a plataformas de ensino digital. Óbvio que teria que ter uma parceria público privada, para deixar claro quais seriam essas plataformas e sites comtemplados. E muito provavelmente o gasto por parte do governo seria mais eficiente e amplo.

Mais ainda não resolve o problema de alunos de áreas rurais não terem cobertura nem de 3G.

Tech Nerd 🤓 (@technerd)

Desde o início eu achava que a internet deveria ser um direito básico de todos os cidadãos, pois ela te abre muitas oportunidades, principalmente no quesito educação. Hoje em dia então é praticamente inconcebível que estudantes não tenham notebook, um kindle e acesso a internet.

Enquanto isso as prioridades dos nossos governantes são aumentar o limite de pontos da CNH, liberar porte de armas pra qualquer idiota e legalizar garimpo em terra indígena.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

O Governo do Rio Grande do Sul tem de aproveitar o momento e pressionar as operadoras pra 100% das cidades terem cobertura 4G.
É um absurdo que estados mais desenvolvidos como sul e centro-oeste não se tenha 100% das cidades com 4G.