Início » Gadgets » Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh?

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh?

Ampliar sua área de cobertura; saiba qual a diferença entre repetidor e roteador mesh, funcionalidades, custo, adequação

Leandro Kovacs Por

Estamos cada vez mais conectados, com inúmeros dispositivos. Veja qual a diferença entre repetidor e roteador mesh, como eles funcionam, qual é o mais adequado para cada situação e custos para adotar cada sistema. Evite gastos desnecessários. 

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh / Morning Brew / Unsplash

O que é um repetidor de Wi-Fi

Os repetidores são dispositivos que atuam ampliando o alcance da rede Wi-Fi dentro de um ambiente. Para se conectar, é necessário desconectar manualmente da sua rede principal e conectar na rede do repetidor. Eles se conectam via Wi-Fi a rede principal, normalmente, apesar de existirem modelos que funcionam com conexão Ethernet e Powerline. 

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh / Leandro Kovacs / Foto

Os repetidores são bons para levar sinal de conexão a salas que tem baixo sinal do roteador principal. São excelentes para remover “pontos cegos” de conexão. O grande problema é a perda de velocidade de conexão do repetidor, em relação ao roteador principal.

O que é Wi-Fi mesh?

O sistema mesh de conexão é o conjunto de dispositivos que unidos criam uma rede integrada dentro da área de cobertura. Os dispositivos são nomeados como “nós” e representam a mesma rede para conexão.

Um dos nós, normalmente, se conecta ao roteador principal por cabo Ethernet, os demais nós são espalhados por toda a área que se quer fazer a cobertura. No Wi-Fi mesh, não é necessário se desconectar manualmente da rede ao entrar na área de outro nó, automaticamente o sistema faz a alteração para o ponto que estiver com o sinal mais forte.

Naturalmente, removem todas as “zonas mortas” de Wi-Fi, mantendo conectado sempre ao se deslocar pela casa ou escritório. São bem simples de configurar, pois, só é necessário conectar ao roteador principal. Nesse caso não existe perda de velocidade em nenhum ponto da casa, coberto pelos nós.

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh / Andres Urena / Unsplash

Qual a diferença entre repetidor e roteador mesh?

Vantagens do repetidor

  • Uma solução simples para ampliar a cobertura do Wi-Fi em um único cômodo;
  • Conectado diretamente em uma tomada elétrica;
  • Mais acessível.

Desvantagens do repetidor

  • Alteração manual para conectar a rede do repetidor;
  • Não é ideal para casas e escritórios muito grandes;
  • Difícil configurar.

Vantagens do Wi-Fi mesh

  • Um única grande rede para cobrir toda a casa ou escritório;
  • Troca automática de conexão entre os “nós”, buscando sinal mais forte;
  • Confiável mesmo que um dos “nós” falhe;
  • “Nós” podem ser modificados para locais diferentes;
  • Basta adicionar mais nós para ampliar ainda mais a zona de cobertura;
  • Fácil configuração e controle via app no smartphone;
  • Design elegante.

Desvantagens do Wi-Fi mesh

  • Mais caro que os repetidores de Wi-Fi;
  • “Nós” não se conectam diretamente na parede como os repetidores fazem.

Dicas para melhorar a conexão Wi-Fi em sua casa

Podemos fazer alguns ajustes para melhorar sua conexão, antes de adquirir repetidores ou investir em um sistema mesh.

  1. Posicionar melhor o roteador: Se sua internet tem velocidade boa e mesmo assim é difícil manter a conexão, talvez tentar um novo posicionamento do roteador pode ajudar. Tente colocar em um local mais central e com a menor quantidade de barreiras físicas possível;
  2. Trocar o roteador: Se já checou a entrega da operadora, posicionou melhor o roteador e nada resolveu, talvez seja a hora de trocar seu roteador. Alguns roteadores usam tecnologia que pode ficar ultrapassada, caso sua casa seja pequena, essa pode ser a solução do problema;
  3. Comprar repetidores de Wi-Fi: Caso tenha tentado as soluções anteriores, tente identificar exatamente o ponto ou local onde a internet deixa a desejar. Se o local tiver muitas barreiras físicas, vale adquirir um repetidor para melhorar a cobertura do local;
  4. Alterar para sistema mesh: Se a área de cobertura for muito grande, vale a pena investir um pouco mais em um sistema mesh, todos os problemas serão solucionados, por ser caro, é a última opção.

Esperamos ter tirados as dúvidas dos usuários sobre a diferença entre o repetidor e roteador mesh. Siga as dicas para melhorar a conexão, pode evitar o gasto desnecessário com equipamentos. Boa sorte.

Mais informações: dlink.com, intelbras.com.br

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Kovacs (@LeandroKovacs)

Rafael, obrigado pelo feedback. Não encontrei essa possibilidade nos repetidores nas minhas fontes, valeu pela dica. Quem sabe isso não pode virar um novo tutorial? Obrigado pela participação!