Windows 10 October 2020 Update: saiba o que há de novo

Saiba o que muda no Windows 10 20H2; atualização traz menu Iniciar simplificado, mudanças no Alt+Tab e novo Microsoft Edge

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 11 meses
Menu Iniciar no Windows 10 20H2

Está chegando a hora de mais uma atualização para seu PC: a Microsoft começou a liberar o novo Windows 10 October 2020 Update (20H2) para o público em geral a partir de 20 de outubro. Este é mais um service pack que um grande update, mas traz novidades interessantes como um menu Iniciar simplificado e mudanças no Alt+Tab, além do Edge baseado no Chromium.

Como instalar o Windows 10 October 2020 Update

Estes são os passos para instalar o October 2020 Update no seu PC:

  1. abra o aplicativo Configurações, clique em Atualização e Segurança e depois em Windows Update;
  2. clique em Verificar se há atualizações;
  3. clique na opção Baixar e instalar agora, se disponível;
    • se isso não estiver disponível, a Microsoft restringiu a instalação por haver um possível problema de compatibilidade; neste caso você ainda pode baixar um arquivo ISO para atualizar.
  4. quando o download tiver terminado, escolha o horário em que a instalação será feita.

O que há de novo no Windows 10 October 2020 Update

O que nos reserva este sucessor do May 2020 Update? Confira os detalhes abaixo:

Menu Iniciar com design simplificado

windows 10 novo menu iniciar

O menu Iniciar ficou um pouco diferente: os ícones agora têm um plano de fundo translúcido em uma só cor (com exceção de alguns blocos dinâmicos), acompanhando o modo claro ou modo escuro do sistema. Antes, cada bloco podia ter uma cor diferente — preto, cinza, branco — independente das suas configurações.

A ideia é simplificar o design e dar mais destaque para os ícones em si, que vêm sendo atualizados com sombras e efeitos 3D para se afastar da estética flat herdada do Windows 8.

“Este design cria um belo palco para seus aplicativos, especialmente os ícones do Fluent Design para Office e Microsoft Edge, bem como os ícones reprojetados para aplicativos integrados como Calculadora, Email e Calendário”, explica Brandon LeBlanc, gerente do programa Windows Insider.

Mudanças na multitarefa Alt + Tab

novo alt tab windows 10

O conhecido atalho Alt + Tab costuma alternar entre diferentes janelas, mas esse comportamento foi alterado nesta atualização do Windows: ao pressionar a combinação de teclas, o sistema vai alternar entre cada aba aberta do Microsoft Edge.

Claro, se você não gostar, pode desligar isso seguindo o caminho Configurações > Sistema > Multitarefa. Lá, é possível desativar esse recurso completamente, ou mesmo escolher se o Alt + Tab mostra apenas suas últimas três ou cinco abas do Edge.

Acesso fácil a abas de sites fixados na barra de tarefas

Windows 10 20H2

Falando no Microsoft Edge, há outra integração entre o navegador e o October 2020 Update.

Suponha que você fixou o ícone do Tecnoblog na barra de tarefas e abriu várias notícias e tutoriais de nosso site em diferentes janelas do Edge. Ao passar o mouse por cima desse ícone, será possível visualizar todas as abas abertas do TB para alternar entre elas.

“Ao clicar em um site fixado na barra de tarefas, você verá todas as abas abertas desse site em qualquer uma das janelas do Microsoft Edge, assim como você esperaria para qualquer aplicativo com várias janelas abertas”, diz LeBlanc.

Microsoft Edge Chromium por padrão

A próxima atualização do Windows 10 traz diversas novidades para o Edge porque a versão baseada no Chromium vem instalada por padrão; ela substitui o antigo Edge que servia como sucessor do Internet Explorer.

Barra de tarefas personalizada para novos usuários

Windows 10 20H2

Usuários que criarem uma nova conta no Windows 10 20H2 podem se deparar com uma combinação diferente de ícones na barra de tarefas. Essa experiência será personalizada: por exemplo, caso seu login esteja associado à Xbox Live, o sistema vai fixar o ícone do app Xbox. Se a pessoa vinculou um celular Android à conta, será fixado o app Seu Telefone para integrá-lo ao PC.

“Vamos acompanhar o desempenho desses padrões individuais, monitorando dados de diagnóstico e feedback do usuário para avaliar a recepção do público”, afirma LeBlanc. “Usando essas informações, ajustaremos os layouts padrão para minimizar a confusão e a percepção de bloatware.”

Melhorias nas notificações

Windows 10 20H2

As notificações do Windows vão receber duas mudanças pequenas, mas muito bem-vindas. A primeira delas é a inclusão do ícone do aplicativo correspondente: dessa forma, fica mais fácil saber qual programa disparou o aviso.

Outra novidade é o botão X para dispensar notificações. Atualmente, há apenas a opção de seta à direita que guarda o alerta na Central de Ações, em vez de apagá-lo.

Tem mais: o Assistente de Foco não vai mais emitir uma notificação para avisar que o Windows silenciou as notificações, o que faz sentido. O sistema pode ser configurado para entrar em um modo não perturbe de forma automática quando você estiver jogando, usando um app em tela cheia ou espelhando a tela na TV.

A lenta morte do Painel de Controle

Windows 10 20H2

A Microsoft está, muito lentamente, migrando os recursos do antigo Painel de Controle para uma interface mais moderna. Esta atualização do Windows 10 é um esforço adicional nesse sentido: os links que abririam a página Sistema no Painel de Controle agora vão direcionar para o caminho Configurações > Sistema > Sobre.

Lá, você também terá um botão para copiar as especificações do dispositivo, incluindo o modelo do processador e a capacidade de RAM instalada. Ainda haverá um atalho para a página Sistema do Painel de Controle, no entanto.

Além disso, será possível alterar a taxa de atualização do seu monitor sem ir a uma interface legada: basta seguir o caminho Configurações > Sistema > Vídeo > Configurações avançadas de tela e escolher a taxa de Hz.

Windows 10 20H2

O que mais?

O atalho para o modo tablet na Central de Ações será removido de PCs sem touchscreen, para evitar que usuários fiquem presos nessa interface simplificada para toque. Além disso, há melhorias para profissionais de TI usando o MDM (gerenciamento de dispositivos móveis) em empresas. E, claro, temos aqui uma série de correções de segurança em diversos componentes do sistema.

Não há tantas novidades e essa é a ideia para o Windows 10 20H2: ele foi pensado para “oferecer um conjunto focado de recursos para melhorar o desempenho e a qualidade”, como explica a Microsoft. Ela está reservando os novos recursos para a atualização do primeiro semestre de 2021 (21H1).

Publicado originalmente em 28 de agosto

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados