Início » Jogos » Como jogar PUBG? [Guia para Iniciantes]

Como jogar PUBG? [Guia para Iniciantes]

Saltar, equipar e ser o último sobrevivente; saiba como jogar PUBG, requisitos mínimos, configurações e estratégias

Leandro KovacsPor
TB Responde

PlayerUnknowns Battlegrounds é o “pai” do games Battle Royale modernos. Veja como jogar PUBG e tire as dúvidas dos jogadores iniciantes desse game tenso. Em nosso guia, vamos tratar dos requisitos mínimos para todas as versões: Normal, Lite, mobile e quais configurações ou estratégias podem ajudar os iniciantes em sua jornada pela sobrevivência.

Como jogar PUBG / Facebook Oficial / Divulgação

PUBG está disponível nas plataformas PC (Windows), PS4, Xbox One e na versão mobile para iOS (iPhone) e Android. O jogo da produtora coreana Bluehole utiliza a o motor Unreal Engine 4, amplamente utilizada em jogos de ação. 

O jogo foi criado por Brendan Greene, um experiente programador de mods para outros jogos, que se inspira no filme Battle Royale (2000). A base do jogo é ser “obrigado” ou “voluntário” em um combate de sobrevivência, onde é resgatado o último a ficar vivo, somente.

Requisitos Mínimos

ConfiguraçãoPCPC (Lite)Mobile (Android/iOS)
Sistema OperacionalWindows 7, 8 ou 10 (64-bit)Windows 7, 8 ou 10 (64-bit)Android 5.1.1 (Lollipop) ou superior / iOS 9.0 ou superior
ProcessadorIntel® Core™ i5 4430 ou AMD FX 6300Intel® Core™ i3 (rodando a 2,4 GHz) ou equivalenteIntel Quad-Core / Armv8 Dual-Core
RAM8 GB4 GB2 GB / 1 GB
DirectXVersão 11Versão 11
VídeoNVIDIA GeForce GTX 960 2GB ou AMD Radeon R7 370 2GBmodelos com suporte a DirectX 11, Intel HD Graphics 4000 ou equivalente
Espaço (HD)30 GB4 GB1,5 GB / 900 MB

PUBG normal X PUBG Lite

As duas versões do jogo têm a mesma base de características na jogabilidade; a diferença é na questão dos gráficos: o PUBG Lite tem gráficos inferiores para funcionar melhor em computadores mais simples, somente isso.

Crossplay em PUBG

O crossplay, quando habilitado, permite que jogadores de diferentes plataformas consigam jogar simultaneamente a mesma partida. Os gamers do PC jogam com teclado e mouse e podem lutar contra players de Xbox com seus joysticks, por exemplo. Se o usuário achar que a disputa é injusta, pode desativar o crossplay.

Como jogar PUBG / Leandro Kovacs / Foto

Comandos básicos de PUBG

Existem muitos comandos em PUBG e todos são configuráveis, o básico para o jogador começar a participar das batalhas é:

  • Movimentação: para se movimentar use as teclas “W” para frente, “S” para trás, “A” para esquerda e “D” para direita;
  • Ataque: O botão esquerdo do mouse faz o jogador atacar, seja com socos, se desarmado, quanto disparar suas armas;
  • Mira: O zoom ou mira são acionados pressionando o botão direito do mouse;
  • Correr: A tecla “Shift” faz a personagem correr;
  • Agachar: A tecla “C” faz o personagem agachar, bom para buscar cobertura contra os tiros adversários.

Como jogar PUBG?

PlayerUnknowns Battlegrounds tem, em sua origem, 4 modos de jogo. Com o passar do tempo foram adicionados novas modalidades de partidas e conhecer cada uma delas é fundamental para saber como jogar PUBG.

Jogo normal

Modalidade mais jogada, não possui ranking, indicado para ganhar experiência.

Como jogar PUBG / Leandro Kovacs / Foto

TPP ou FPP

Essas duas siglas correspondem à visão em terceira pessoa (TPP) e em primeira pessoa (FPP), conhecida em muitos outros jogos de tiro. Essa é a primeira opção entre os modos de jogo.

Squad

Nesse modo, o jogadorse se une a 3 aliados para seu esquadrão sobreviver na batalha. Em geral é o modo padrão, aquele que os iniciantes começam a jogar. O mais importante desse estilo é uma comunicação eficiente com seus companheiros, um dando cobertura para o outro. 

Dupla

O player tem somente um aliado no jogo. O jogador tem menos cobertura de combate, mas o deslocamento até o ponto final da partida é ágil.

Solo

Agora você está por conta própria, enfrentando 99 adversários: é sobrevivência ao extremo. Atire em tudo que se mexer e tenha cautela ao se movimentar. Aqui você não tem nenhum parceiro para lhe dar cobertura.

Esquadrão de 1

Aqui o desafio é para os fortes, contraindicado para iniciantes. O seu esquadrão é limitado a um participante (você mesmo!), enquanto os demais esquadrões poderão ter até 4 players.

Partida Competitiva

O modo “rankeado” é o mais competitivo do game e para habilitar a opção é necessário ter um nível de experiência razoável (Nível 40) . As partidas se limitam ao jogo de esquadrões e esquadrão de 1 homem só.

Arcade

São estilos novos e experimentais de PUBG. Atualmente temos o Team Deathmatch 8v8, onde duas equipes de 8 players se enfrentam em combate direto. O modo é limitado para visão em primeira pessoa (FPP).

Como jogar PUBG / Leandro Kovacs / Foto

Modo treino 

Ambiente ideal para os iniciantes se ambientarem com os comandos, armas, criar estratégias.

Partida Personalizada

São partidas menos procuradas, com modos interessantes. 

  • Modo zumbi: onde você joga como sobrevivente ou zumbi; 
  • War Mode: um confronto mortal com renascimentos;
  • Modo Guerra: Conquista, 2 pelotões se enfrentando para controlar zonas; 
  • Modo eSports: Battle Royale competitivo com as configurações utilizadas nos jogos profissionais.
    Como jogar PUBG / Leandro Kovacs / Foto

Equipamentos

Os equipamentos são itens de defesa ou recuperação que ajudam o jogador em sua sobrevivência.

  • Capacete: Os capacetes protegem o jogador de levar um tiro fatal na cabeça. Os níveis de proteção são 1, 2 ou 3. Sempre que encontrar um melhor, substitua na hora.
  • Mochila: As mochilas servem para carregar mais itens no inventário, quanto maior o nível dela, mais itens você poderá carregar. 
  • Colete: Os coletes protegem o corpo do jogador, oferecendo sobrevida caso seja baleado. Possuem 3 níveis, substitua pelo mais alto assim que possível.
  • Kits Médicos: Está ferido? Este é o melhor item para recuperação de vida. Levam alguns segundos para serem utilizados, portanto, procure uma cobertura ou local seguro. 

Armamento

As armas de PUBG são divididas em algumas categorias:

  • Snipers e DMR: São armas eficientes para combates de longa distância, mas pouco ágeis em combates próximos;
  • Rifles de Assalto: São armas utilizadas para combates de médio e longo alcance, muito indicadas para iniciantes, por sua versatilidade. Podem ser adicionadas miras em sua configuração;
  • Submetralhadoras: Ideais para combates à média distância e próximos, sua velocidade de disparo ajuda a eliminar o adversário em combate rapidamente;
  • Escopetas: Muito poderosas com alto dano, mas eficientes somente para curtas distâncias;
  • Armas especiais: Em todos os mapas encontramos metralhadoras pesadas que são eficientes apenas em determinados momentos. Por exemplo, como fogo de supressão, para seus companheiros poderem se locomover;
  • Pistolas: Armas de curta distância utilizadas em combates iniciais, de desespero, com baixa eficiência. Use-as caso não tenha outra arma ou em situações de emergência;
  • Explosivos: Granadas de fragmentação, atordoamento, fumaça e Molotov. Úteis em situações especiais como invasão, proteção e obrigar os inimigos a se deslocar;
  • Corpo a Corpo: Último recurso ou eliminar um inimigo distraído. A mais famosa é a frigideira que, quando guardada, serve de escudo para tiro nas costas.
    Como jogar PUBG / Leandro Kovacs / Foto

Dicas

  • Configuração de modo de disparo: Na área de configuração > jogabilidade, procure configurar o modo de disparo que melhor se adapta ao seu estilo: automático, rajada, tiro a tiro. Isso poderá aumentar sua eficiência e economia de munição;
  • Recarga automática: escolha entre ativar ou desativar. Quando ativado, assim que sua arma ficar sem munição o personagem começará a recarregar gastando tempo para isso;
  • Substituir acessórios automaticamente: Como a ideia é ficar sempre com um equipamento superior, é interessante ativar essa possibilidade logo no início;
  • Equipar mira automaticamente: configure para que isso ocorra somente com miras holográficas; as miras de ampliação vão te dar um susto se colocadas não intencionalmente na hora da troca de tiros.

Com essas dicas iniciais o jogador estará pronto para participar de seus combates. Esperamos ter ajudado a saber como jogar PUBG. O jogo se torna mais divertido com a prática. Sobreviva e bons jogos!

Mais informações: support.pubg.com

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Essa matéria tem algo a ver com Fortnite ter saído fora do iOS ? heheheh

A Apple Store está com uma campanha forte em cima do PUBG também. Será que a demanda vai aumentar mais por este jogo sendo a alternativa sozinha reinando no iOS ?

@doorspaulo

Só tenho dó da galera que começar a jogar agora.
A curvade aprendizado é bem longa, com muitas armas e acessórios para elas, que mudam completamente a jogabilidade.

Essa é a maior desvantagem do jogo, que afasta novos players, e vai minguando a base, que é basicamente uma bolha fechada.

Leandro Kovacs (@LeandroKovacs)

Possivelmente essa seja uma tendência, PUBG voltando com foco total

Leandro Kovacs (@LeandroKovacs)

Concordo que em alguns casos pode ser mais difícil. O Dota 2 tem uma curva de aprendizado muito maior e a base de fãs é bem grande, mesmo não sendo um jogo muito amistoso.

@doorspaulo

O que pesa a favor do DOTA2 é o matchmaking, que junta jogadores com habilidades similares na partida, bem diferente do PUBG, que joga todo mundo no mesmo “avião”.