Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família

Ao receber o cartão, basta uma ligação, cadastrar senha para desbloquear, ativar e começar a acessar seu direito ao Bolsa Família

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família

Atende às exigências do limite de renda per capita mensal e pode se beneficiar com o Bolsa Família? Fez o cadastro, solicitou, recebeu o cartão em casa, mas não sabe como desbloquear, se está desbloqueado ou quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família? Talvez seu cartão já esteja liberado pra saques e você nem sabe.

Bolsa Família desbloqueado. Entenda o por quê

As famílias que foram aprovadas no programa recebem em suas residências o cartão Bolsa Família – cartão magnético utilizado para realizar o saque do benefício. Esse cartão é enviado pelo Correios e, por questões de segurança, precisa ser ativado assim que a família o receber.

Somente após o desbloqueio e ativação desse cartão, que as famílias terão acesso ao valor do benefício. O cartão possui funções como qualquer cartão magnético de banco.

Caso tenha solicitado e não receba em até 40 dias, dirija-se à uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitá-lo pessoalmente. 

Como desbloquear o Bolsa Família

Com o cartão em mão, realize o desbloqueio do cartão Bolsa Família para ter acesso a todas as suas funcionalidades.

Tenha em mãos:

  • CPF;
  • RG;
  • Número do NIS.

Siga os passos para criar senha do cartão Bolsa Família:

  1. Ligue para o número 0800 726 0207 (ligação gratuita) e aguarde alguns instantes;
  2. Depois que a gravação acabar de falar, clique no número indicado para o atendimento;
  3. Siga as indicações e tecle o número do CPF ou NIS – algumas perguntas como CEP ou outros podem ocorrer de forma distinta;
  4. Concluído o atendimento telefônico, vá até uma agência ou lotérica da Caixa e leve um documento de identificação para finalizar o processo de cadastramento de senha e assinatura do termo de responsabilidade da de guarda do cartão;
  5. O cartão será passado no terminal eletrônico para ativá-lo.

Quanto tempo demora para desbloquear o bolsa família

Feita a ligação, criação de senha e ativação, ou seja, uma vez desbloqueado e ativado, já é possível usar o cartão Bolsa Família para sacar o benefício.

Um pouco mais:

  • Se ainda tiver dúvidas sobre o desbloqueio, basta entrar em contato pelo telefone 0800 707 2003;
  • Lembrando que o pagamento do benefício ocorre de acordo com o calendário Bolsa Família, divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF), banco responsável pelo pagamento.
  • Para saber a data determinada para o recebimento do benefício, basta consultar o último número do NIS, presente no cartão Bolsa Família, e cruzar com as datas do calendário.
  • Já o saque do benefício acontece até o 3º mês em que ele foi disponibilizado. Caso não seja sacado, o mesmo retornará aos cofres públicos, além do beneficiário correr o risco de ter o benefício cancelado.

Com informações: Bolsa Família e Programa Bolsa Família.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Bolsa Família na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados