Xiaomi prepara celular com câmera sob a tela para 2021

Primeiro celular com câmera sob a tela da Xiaomi pode ser anunciado em 2021, de acordo com fabricante chinesa

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Celular da Xiaomi (Imagem: Shiwa/Unsplash)

Os primeiro celular com câmera sob a tela da Xiaomi deve chegar em breve. A marca chinesa anunciou, nesta sexta-feira (28), a terceira geração da tecnologia que abriga o sensor de selfies sob a tela para reduzir quase que por completo as bordas do display. O primeiro telefone da marca com o recurso está cotado para ser lançado em 2021.

A câmera sob a tela é uma aposta das fabricantes de celulares para aposentar os recortes (notch) e furos para abrigar o sensor de selfies, já que a câmera estará posicionada abaixo do display. A primeira aparição da solução aconteceu em 2019, quando Xiaomi e Oppo apresentaram protótipos com a tecnologia em funcionamento nas redes sociais.

“Esta tecnologia completamente nova é capaz de esconder perfeitamente a câmera frontal sob a tela do telefone sem estragar o efeito de exibição de ponta a ponta. Evitando furos e gotas de pontos, esta tecnologia transforma o formato de tela inteira perfeita em realidade”, explicou a fabricante chinesa nesta sexta.

Tecnologia para celular com câmera sob a tela da Xiaomi chega à terceira geração (Foto: Reprodução/Xiaomi)

Pouco mais de um ano depois, a tecnologia da marca chinesa chega à terceira geração. Segundo a Xiaomi, a atualização do recurso otimiza o algoritmo da câmera e traz um arranjo de pixels desenvolvido pela companhia para que a luz atravesse a tela através de uma lacuna de subpixels.

Além disso, a nova geração da solução da marca chinesa possui um design especial de circuitos especial para “ocultar mais componentes sob os subpixels RGB e para aumentar ainda mais a transmitância de luz da área da câmera sob a tela”. A companhia também afirma que a tecnologia traz performance similar às câmeras frontais tradicionais e não prejudica a qualidade das imagens reproduzidas no display.

A marca chinesa ainda planeja levar o recurso aos seus celulares em 2021, quando começará a produção em massa de smartphones com a terceira geração da tecnologia. “A Xiaomi pretende levar essa tecnologia ao mercado no próximo ano”, afirmam.

Vale lembrar que a ZTE marcou um evento no último dia 16 para apresentar o ZTE Axon 5G em 1º de setembro. Segundo a marca chinesa, este será o primeiro celular do mundo com câmera sob a tela. Espera-se que o telefone tenha tela OLED de 6,92 polegadas com resolução Full HD+ (2460 x 1080 pixels) e sensor de selfies de 32 MP.

Não há previsão de data e preço de lançamento do ZTE Axon 5G no Brasil.

Com informações: Android Authority e Xiaomi (Blog)

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados