Como saber se uma TV tem conversor digital integrado

Saiba como continuar assistindo a programação da TV aberta, e assistir com uma imagem perfeita, livre de fantasmas e sem chuviscos

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
TV / Pexels

O Ministério das Comunicações definiu, lá em junho de 2014, o cronograma do desligamento do sinal analógico em todo o Brasil. Com a transição para o sinal digital de TV, a frequência de 700 MHz será liberada para o 4G. Para continuar assistindo a programação da TV aberta, e assistir com uma imagem perfeita, livre de fantasmas e sem chuviscos, será necessário usar conversor digital integrado ou um usar kit digital.

Se você possui uma TV de LCD, LED ou plasma, cheque se é possível verificar qual foi a data de fabricação do aparelho (geralmente em etiquetas na parte traseira). Caso a TV tenha sido fabricada após 2010, há grandes chances que tenha conversor digital integrado. Televisores antigos de tubo fazem parte do grupo de aparelhos que não têm.

Como saber se a TV tem conversor digital integrado

dtv.org.br oferece uma lista atualizada dos fabricantes e modelos de televisão que já tem um conversor digital integrado. Encontre o modelo exato da televisão e verifique.

Caso a sua TV já tenha o conversor digital integrado, basta conectar uma antena UHF no seu televisor na entrada “Antena” ou “ANT IN”. Depois de instalar a sua antena, você vai precisar fazer uma atualização (busca de canais) na TV. Cada aparelho tem um modo diferente de fazer isso, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante.

Ao comprar uma TV nova, procure sempre pelo selo DTV, se essa etiqueta estiver na sua TV, o aparelho já está preparada para receber o sinal digital, só falta instalar a antena.

Um kit digital, com o conversor e a antena, costuma sair por menos de R$ 100.

Se a TV não tem conversor digital integrado (kit)

Se o seu televisor ou monitor de LCD, LED ou plasma não tiver o conversor embutido, você precisará conectar um kit conversor. O governo federal tem um programa de distribuição de kits com antena e conversor destinado aos beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros. Para checar se você tem direito, acesse o site sejadigital.com.br e use seu CPF.

A instalação é muito simples: basta conectar o conversor e o televisor usando um cabo HDMI, que geralmente vem junto com o kit do conversor de TV Digital. Vale notar que, se a sua TV tem várias entradas HDMI, use qualquer uma delas, mas lembre-se de selecionar a HDMI correspondente (HDMI, por exemplo) para assistir. Depois, você só precisa instalar uma antena UHF (que vem no kit) no seu conversor digital.

Se a TV já tem conversor digital integrado (antenas)

Se a sua TV já tem um conversor digital integrado, basta comprar e instalar uma antena UHF. Há vários tipos de antenas UHF: antena externa, antena interna e antena coletiva.

  • Antenas externas: Log Periódica, YAGI e “Boca de Jacaré”, mais usadas em casas. Caso sua residência esteja extremamente distante da torre de transmissão, um tipo de antena pode ser melhor que o outro. Consulte um instalador de confiança.
  • Antenas internas: se você vive próximo a uma antena de transmissão de TV, pode receber o sinal usando uma antena interna, do lado do seu aparelho. São pequenas e simples de instalar e basta conectar no seu conversor digital ou na sua TV e fazer a atualização de canais. Preferencialmente, posicione próxima a janela.
  • Antenas coletivas: se você vive em um prédio ou condomínio, pode usar a antena coletiva. Se já conectou o conversor no cabo da antena coletiva e não consegue receber o sinal, verifique com o síndico as condições da antena coletiva.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados