Apple impede Facebook de avisar usuários sobre taxa da App Store

Alerta seria exibido para usuários do iOS em novo recurso de lives pagas da rede social, porém "violaria as diretrizes" da loja da Apple

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Facebook no iOS / Foto por Thomas Ulrich/Pixabay

A Apple impediu o Facebook de exibir um alerta sobre a taxa coletada pela App Store no novo recurso de eventos online pagos da rede social. O aviso seria exibido a usuários do iOS. No Android e na web, o Facebook utiliza seu próprio método de pagamentos, o Facebook Pay, para processar transações – que ficam livres dos descontos de 30%.

De acordo com a Reuters, o Facebook teria informado que a Apple proibiu o alerta por supostamente violar uma regra da App Store relacionada à exibição de informações “irrelevantes” aos usuários.

Com o aviso (imagem abaixo), o Facebook pretendia explicar aos profissionais e ao seu público para onde estavam indo os 30% descontados dos ganhos com o recurso de lives pagas. Cabe lembrar que a rede social abriu mão de suas próprias taxas para repassar a receita adquirida inteiramente aos usuários, visando ajudar pequenas empresas e autônomos que foram impactados pelas crises econômica e sanitária dos últimos tempos.

Facebook - live paga

Ainda segundo a Reuters, o Facebook teria pensado em avisar aos usuários de Android que a Play Store abriu mão das taxas. No entanto, a mensagem também não apareceu nos apps do sistema operacional do Google.

Em uma crítica aberta às taxas da Apple, a rede social apelou para que a empresa reavaliasse sua política, em favor das pessoas mais necessitadas. No entanto, a gigante de Cupertino, manteve-se firme em sua postura de não abrir exceções.

A Apple vem sendo acusada por várias empresas, como a Microsoft e o Spotify, de realizar práticas “anticompetitivas” – além de estar em batalha judicial com a Epic Games após a violação das políticas com o jogo Fortnite. Recentemente, uma juíza proibiu a Apple de banir o Unreal Egine, motor gráfico da Epic, de suas plataformas, alegando que seria retaliação e poderia prejudicar apps e desenvolvedores terceiros.

A Apple ainda não se pronunciou sobre a proibição dos avisos sobre a taxa de 30% no app do Facebook.

Com informações: Reuters

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados