Apple encerra conta da Epic e impede download de Fortnite no iOS

Ação é resposta à violação das políticas da App Store praticada pela Epic; empresas têm audiência judicial em setembro

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite / Epic Games (Foto: Reprodução / Felipe Vinha)

Cumprindo o aviso feito na última semana, a Apple encerrou, nesta sexta-feira (28), a conta de desenvolvedor da Epic Games em suas plataformas, impedindo que a empresa lance novos games ou atualizações para seus apps. Com a ação, até usuários que já tinham instalado Fortnite em algum momento, no iPhone ou iPad, não poderão mais baixar o título. A decisão também afeta os demais jogos da Epic.

De acordo com a Apple, em comunicado a Mark Gurman (Bloomberg), a empresa espera trabalhar novamente com a Epic, e está “desapontada” em ter que encerrar suas atividades – mas o fará em “justiça aos demais desenvolvedores da App Store”.

“Trabalhamos com a empresa por muitos anos em seus lançamentos e criações. A corte recomendou que a Epic obedecesse as diretrizes da App Store enquanto o caso corresse na justiça – diretrizes que eles seguiram pela última década até criarem essa situação”, afirmou a Apple, que continuou: “Em vez disso, eles enviaram, por sucessivas vezes, atualizações de Fortnite pensadas para violar as regras da App Store”.

Em sua ameaça inicial sobre o banimento da Epic de suas plataformas, a Apple também planejava excluir as contas ligadas ao Unreal Engine, que está presente em diversos softwares de terceiros. No entanto, a gigante de Cupertino foi proibida temporariamente de remover as credenciais relacionadas ao motor gráfico pela juíza norte-americana juíza Yvonne Gonzalez Rogers

A Apple e a Epic Games ainda têm uma audiência completa marcada para o dia 28 de setembro. Até lá, é possível que a Epic entre com recursos para tentar reverter a decisão da Apple. No entanto, a dona da App Store afirma que para retornar às suas plataformas, a empresa por trás de Fortnite precisa seguir suas diretrizes.

Com informações: Mac Rumors e Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados