Início » Computador » MacBook mais leve com Apple Silicon pode chegar ainda este ano

MacBook mais leve com Apple Silicon pode chegar ainda este ano

Apple pode lançar MacBook de 12 polegadas com chip baseado no Apple A14X e entre 15 e 20 horas de duração de bateria

Paulo Higa Por

A Apple confirmou que os primeiros Macs com processadores Apple Silicon, baseados em arquitetura ARM, serão lançados ainda em 2020. Um dos primeiros modelos poderá ser um MacBook ultraportátil com tela de 12 polegadas: ele teria um chip Apple A14X e uma bateria com autonomia entre 15 e 20 horas.

MacBook Air com macOS

As informações são do China Times, que consultou fontes dentro da cadeia de fornecedores da Apple. O novo MacBook com Apple Silicon seria equipado com uma tela Retina de 12 polegadas e teria um peso menor que 1 kg, o que é mais leve que o atual MacBook Air, de 1,29 kg. Ele deverá ter conexão USB-C, como já acontece nos iPads Pro e laptops da Apple.

O processador, que é chamado internamente de Tonga e também equipará a próxima geração do iPad Pro, será chamado de Apple A14X, uma variante mais potente do Apple A14 que estará dentro dos iPhones 12. Segundo o veículo, o desenvolvimento do chip já foi finalizado e a fabricação em massa ficará a cargo da TSMC, em um novo processo de 5 nanômetros.

iMac com GPU própria da Apple ficaria para 2021

Além do MacBook ultraportátil, a Apple deve lançar um iMac com Apple Silicon e chip gráfico próprio, mas o novo computador deve ficar só para o segundo semestre de 2021. Um detalhe importante é que, de acordo com o China Times, a Apple cancelou o suporte às placas de vídeo da AMD no macOS compilado para ARM, indicando que a máquina terá uma GPU da Apple, como nos iPhones e iPads.

O chip gráfico da Apple para os iMacs, com codinome Lifuka, também seria fabricado no processo de 5 nm da TSMC. “A nova GPU fornecerá melhor desempenho por watt e maior desempenho computacional. Possui tecnologia de renderização diferida baseada em blocos (TBDR) que permite aos desenvolvedores produzirem aplicativos profissionais e games mais poderosos”, diz o site.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Mais leve é sempre interessante.

Pena que não vão mais suportar boot de outro sistema operacional, só virtualização.
Então nada de rodar Windows ou mesmo Linux nesses Macbooks nativamente*.
Então se a Apple parar de suportar o hardware e não lançar mais atualizações pro sistema, já era. O que é basicamente o que eles já fazem com o iPhone.

*A não ser, claro, que descubram uma falha na arquitetura que permita instalar outro sistema operacional.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Mas qual o sentido disso ? Não seria mais barato comprar logo um Windows ou Linux, do gastar uma pequena fortuna em um Mac?

Com relação ao Windows é a Microsoft que não tem essa versão da licença disponível para consumidor final, ainda.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Esses rumores de MacBook com Apple Silicon são muito chutometria. Só acredito vendo no dia do lançamento.

Na minha opinião, 12” é pequeno, mas se for super leve e portátil, tem um nicho. Porém poderiam colocar ele dentro da linha Air. 12” e 14”. Depois viria o MacBook Pro, 14” e 16”.

Simplificaria a linha e tornaria fácil o entendimento de qual MacBook é pra quem.

² (@centauro)

Querendo ou não, a qualidade do hardware da Apple é bem alta (tirando alguns deslizes).
Você tem outras fabricantes que conseguem lançar laptops em qualidade próxima da Apple ficando à frente em alguns aspectos e atrás em outro, então para algumas pessoas o Macbook é uma máquina a ser considerada em termos de hardware.
Infelizmente laptop não é que nem desktop que você pode customizar como bem entender.

Na verdade não vai ter Boot Camp e a Apple parece que só vai suportar virtualização mesmo, nada de dual boot ou boot de outro sistema (1:02:52 caso o vídeo não esteja no ponto certo).

Eu (@Keaton)

Apple Tonga.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Eu vou fazer questão de ver o review dele.

Bruno Who? (@brunossn)

Além do Windows pra ARM ser uma vergonha né.

Matheus Moreno (@Matheusandyou)

Seria a volta do MacBook (12”). Um belo computador portátil com apenas 900g. Uma bateria de 20h é o sonho de todos para um notebook. Alguns comentários questionaram a impossibilidade de instalar Windows, a Microsoft com certeza já deve estar trabalhando nisso, e não me surpreenderia a própria Apple anunciar no lançamento no novo Mac, a versão Windows para Apple silicon.
Aguardo ansiosamente esse novo Mac, e com certeza será meu próximo notebook, pq a linha air não me agrada no quesito desempenho.