Snapdragon 732G é um chip para celular gamer intermediário

Sucessor do Snapdragon 730G, Qualcomm Snapdragon 732G traz oito núcleos e GPU Adreno 618

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 4 meses

A Qualcomm escolheu esta segunda-feira (31) para o anúncio oficial do Snapdragon 732G, chip octa-core voltado a smartphones intermediários com proposta gamer. É daí que vem o ‘G’ no nome. O modelo é o sucessor do Qualcomm Snapdragon 730G, anunciado há quase um ano e meio.

O objetivo, um tanto óbvio, é atender ao segmento de usuários que priorizam o celular para jogar, mas não estão dispostos a pagar o preço de um topo de linha para isso. É claro que o Snapdragon 732G não vai oferecer desempenho equivalente ao Snapdragon 865, por exemplo. Mesmo assim, o chip promete proporcionar experiência satisfatória nas jogatinas.

Snapdragon

Isso é possível graças a duas abordagens principais: o uso de uma GPU “turbinada”, isto é, com frequência incrementada; a adição do novo processador ao Snapdragon Elite Gaming, programa da Qualcomm que otimiza jogos com APIs mais eficientes, inteligência artificial e afins.

Nas especificações técnicas, o Snapdragon 732G traz os mesmos núcleos Kryo 470 com oito nanômetros que encontramos no Snapdragon 730G. A principal diferença é que, no novo chip, o clock máximo passou de 2,2 GHz para 2,3 GHz nos núcleos principais. Os gráficos são garantidos pela GPU Adreno 618, novamente, a mesma que aparece na geração anterior.

Graças a esse conjunto, podemos esperar recursos como suporte a telas com até 3360×1440 pixels de resolução e HDR10, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 6, além de um pouco mais de performance em relação à geração anterior, embora não tenha ficado claro em quanto.

Mas não há compatibilidade com conexões 5G. Como o Snapdragon 732G é, basicamente, um 730G melhorado, o modem Snapdragon X15 também foi mantido. Ele permite até 800 Mb/s (megabits por segundo) no download e até 150 Mb/s no upload, mas só trabalha com conectividade 3G / 4G.

Os primeiros smartphones equipados com o Snapdragon 732G farão parte da linha Poco, da Xiaomi.

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados