Início » Gadgets » Exclusivo: Samsung lança Bixby em português para TVs de 2020

Exclusivo: Samsung lança Bixby em português para TVs de 2020

Bixby, assistente pessoal da Samsung, poderá ser utilizada no nosso idioma; atualização para TU8000 chega em setembro

Paulo Higa Por

Demorou, mas a assistente pessoal da Samsung finalmente estará disponível em português do Brasil nas TVs. Nesta segunda-feira (31), a empresa revelou com exclusividade ao Tecnoblog que a Bixby no nosso idioma chegará aos televisores lançados em 2020, incluindo a Crystal UHD TU8000, que receberá uma atualização de software em setembro.

TV 4K Samsung TU8000 Crystal UHD - Review

A Bixby em português do Brasil foi lançada em fevereiro para os celulares mais caros da Samsung, como o Galaxy S10. Nas últimas semanas, a fabricante começou a testar a assistente pessoal em sua linha de TVs de 2020 com um grupo de consumidores. Até então, a única opção disponível no nosso idioma nesses televisores era a Alexa, da Amazon.

Com a atualização, as TVs ganham 18 recursos de voz, incluindo “abrir e pausar aplicativos de vídeo, mudar de canal, alterar o volume, buscar informações sobre previsão do tempo e outras curiosidades gerais, ativar funções como o Modo Ambiente e navegar por fotos disponíveis na Samsung Cloud”, segundo a empresa. Se você tiver um ar condicionado ou máquina de lavar compatível com o SmartThings, por exemplo, poderá controlá-los a partir da TV.

TU8000, QLEDs 4K e 8K de 2020 receberão Bixby em português

TV 8K Samsung Q800T - Review

A novidade começa a ser liberada em setembro para todos os donos de Smart TVs de 2020 da Samsung que suportem comandos de voz, o que inclui a Crystal UHD TU8000, as QLEDs 4K (Q60T até Q95T) e as QLEDs 8K (Q800T e Q950TS). Procurada pelo Tecnoblog, a Samsung não confirmou se modelos anteriores receberão a atualização. Historicamente, a empresa não libera novidades de software para TVs antigas.

Para quem tiver uma Samsung Q70T ou superior, a TV pode ficar sempre disponível para ouvir comandos à distância: basta dizer “Hi, Bixby!” e continuar falando, sem precisar apertar o botão de microfone no controle remoto. O recurso de far field suporta distâncias de até 1,5 metro e já funcionava com a Alexa. Na Q60T e na TU8000, será necessário acionar a Bixby pela tecla dedicada.

Quando a atualização com a Bixby for instalada, basta entrar nas configurações da TV e, no submenu Geral, escolher a assistente pessoal da Samsung como principal. Ainda de acordo com a fabricante, o Google Assistente será liberado nas TVs a partir do quarto trimestre de 2020.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jedielson (@Jedielson)

Com a TCL Qled chegando por menos de 4k e agora essa atualização da Samsung chegando nas mais baratas da linha, oficialmente 2020 é o ano que finalmente as TVs no Brasil estão ficando interessantes.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Tenho uma duvida: as Assistentes rodam ao mesmo tempo quando acionadas por voz?

Dá pra usar a Bixby e a Alexa ao mesmo tempo?

Jedielson (@Jedielson)

Você escolhe qual quer usar nas configurações da TV.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Que triste.

Como alguns modelos dá pra chamar com a voz, imaginei que fosse possível usar as duas juntas.

Bom, paciência.

Valeu.

Leonardo Rocha Dias (@Leonardo_Rocha_Dias)

Queria Alexa e dark mode na minha TV Q80R comprada este ano.
Esta fragmentação de versões dos softwares das TVs ninguém comenta, existe alguma fabricante que garante atualizações por dois anos no mínimo?

Rodrigo Nery (@Rodrigo_Nery)

É aquele famoso ditado, né: só se fala de outra coisa

Guilherme da Silva Manso (@GuilhermeManso)

Será que vão liberar pros relógios também?? Até agora, não falaram nada.

Leandro (@lth_leandro)

Legal. Mais um lugar pra gente desativar a bixby

Paulo Higa (@higa)

Por enquanto, só celulares e TVs mesmo.