Início » Jogos » Sony quer levar mais jogos exclusivos do PlayStation para PCs

Sony quer levar mais jogos exclusivos do PlayStation para PCs

Ao que parece, Horizon: Zero Dawn não será o último título do PlayStation nos computadores

Vivi WerneckPor

A Sony deu sinais de que mais games exclusivos de seus consoles podem ganhar versões para PC. Em seu relatório corporativo de 2020, a empresa afirma que pretende explorar a expansão de seus jogos próprios nos computadores, a fim de aumentar a margem de lucro. O último port para o PC de um título do PS4 foi Horizon: Zero Dawn.

Vale ressaltar, no entanto, que a versão para o Steam de Horizon chegou com problemas de desempenho e um preço alto demais, tratando-se de um game de 2017. Atualmente, o título custa R$ 200,00 na plataforma da Valve. Para efeitos de comparação, a mesma edição vendida para PC (Complete Edition) tem o preço de R$ 79,90 na PlayStation Store.

O fato da Sony estar interessada em explorar as possibilidades de que seus jogos exclusivos recebam versões para PC, não significa (ao menos não ficou claro no relatório) que todos os títulos da casa serão portados para computadores. O critério de seleção do que possivelmente irá para o PC (e quando) ainda é nebuloso.

A Microsoft já faz isso há tempos, por meio do Game Pass – principalmente, e games com o selo Xbox Game Studios saem tanto para o console quanto para o PC. Mas o Windows e o Xbox pertencem à mesma empresa, então já está tudo em casa de qualquer forma.

Dez dicas para dominar Horizon Zero Dawn

A Sony bater na tecla de aumentar lucros explorando novas plataformas, já deixa um pouco claro que a empresa parece ter mudado um pouco seu posicionamento de querer “proteger” todos os seus games próprios só para si. Imagino, e isso é uma opinião bem pessoal, que esse port seria feito após um game exclusivo “x” já ter dado lucro o suficiente no PS4 e/ou PS5. Então, este seria o momento para continuar lucrando em outro lugar.

A Rockstar fez isso com GTA V, a Capcom fez isso com Monster Hunter World. Claro que, no caso dessas desenvolvedoras, a estratégia de lançar primeiro nos consoles pode ter sido feita para evitar a pirataria (inicialmente) também. Como estes games já se pagaram e geraram lucros exorbitantes nos consoles, eles foram depois para o PC e venderam mais.

Agora o que nos resta é apenas especular sobre quais jogos a Sony pretende trazer para o PC. Independentemente de qual game será, ao menos, espera-se que esteja melhor otimizado e com um preço mais acessível.

Com informações: Sony Corporate Report 2020 [PDF] e Slashgear

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego M. Viegas (@Diego_Viegas)

Ótima notícia! Hoje só tenho PS4 por causa dos exclusivos mesmo, mas sou totalmente a favor de expandir os títulos deles para outras plataformas, principalmente o PC. Afinal, os gloriosos 60 fps fazem diferença sim na experiência de vários jogos.

Mas que nos mandem ports decentes pelo menos. Horizon Zero Dawn, por exemplo, está repleto de comentários de usuários que tiveram (e ainda têm) problemas com crashes desde o lançamento.

@ksio89

Mas o PC para jogos estava morrendo, disseram eles. O PC passou um período negro na geração X360/PS3 (2005-2013), com ports terríveis como GTA IV e Resident Evil 4. Isso quando chegavam os jogos e/ou os DLCs, como os do Resident Evil 5, que só foram lançados no PC em 2015, 5 anos após os consoles.

Mas desde o lançamento da atual, muito em conta por usar a mesma arquitetura (x86), ainda que não 100% idêntica, é cada vez mais raro o IBM PC não receber títulos multiplataforma. Nintendo não conta pois ela vive em seu próprio mundo, e seus consoles dependem quase que totalmente dos exclusivos 1st party para venderem.

@Banana_Phone

Acho que a Sony nunca irá lançar para PC os jogos com preços próximos do Play Station, pois ela vai sempre preferir que as pessoas joguem no Play Station.
E acho também que vão usar os jogos como estratégia de levarem mais pessoas a comprarem o console, lançando para PC um jogo que foi lançado anos atrás e o segundo jogo da franquia será lançado em breve, como é o caso de Horizon: Zero Down.

@D4nTeH

Bom que na internet sempre tem os download free né? Empresa faz escolhas zuadas, acaba se prejudicando.

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

Curiosa a situação da Sony. Acredito que a Sony tenha mais lucros com a venda de jogos do que com a venda de consoles em si, para a empresa é uma oportunidade de gerar mais lucro ainda em cima de algo que já teve seu custo praticamente encerrado.

Provavelmente irão adotar uma estratégia semelhante ao remake do Final Fantasy VII: lança primeiro exclusivamente no Console e depois de 1 ano libera para PC.