Samsung Galaxy Buds Live (Foto: evleaks)

O fone Bluetooth pode ser um divisor de águas na vida de alguém — na minha, pelo menos —, mas existe um lado negativo ao usar esse tipo de eletrônico. É preciso, é claro, carregá-lo. Não é grande problema, no entanto. Existem diferentes formas de carregamento, variando de acordo com o modelo ou marca. Veja abaixo os métodos existentes e saiba como carregar um fone Bluetooth.

como carregar fone bluetooth/daniel-korpai-airpods-unsplash

Como carregar um fone Bluetooth?

Marcas como a Apple, Samsung, Motorola, Sony, JBL e Xiaomi têm suas próprias ofertas de fones wireless. As formas de carregar podem ser diferentes de acordo com o fabricante do produto.

Via USB

É claro que o carregamento USB estaria presente! O democrático método de carregamento funciona em alguns fones Bluetooth — principalmente nos headphones.

Os fones carregados via USB geralmente têm uma entrada micro USB no próprio aparelho. Dessa forma, basta conectar uma extremidade do cabo ao micro USB e a outra à fonte de energia desejada — carregador, computador, notebook…

Se o seu fone de ouvido não tem uma entrada micro USB, ele provavelmente vem com um estojo que — adivinhe — pode ser carregado usando a porta USB, como no item abaixo.

Via conector/estojo

Alguns fones ouvidos vêm com suas próprias cases para carregamento. Elas são comuns nos earphones — é o caso dos AirPods (Apple), Galaxy Buds (Samsung) e Redmi Airdots (Xiaomi), por exemplo.

Basta inserir o fone ao estojo e pronto, ele será carregado automaticamente. O estojo contém várias cargas, mas, é claro, a bateria da case não é eterna.

Para que ela continue alimentando o fone de ouvido, eventualmente você precisará carregá-la. O mais comum é que esse tipo de case também venha com uma entrada para carregamento via USB. Algumas também podem ser carregadas por pads (carregadores sem fio).

Via almofada de carregamento wireless (Pads)

As almofadas de carregamento funcionam como um carregador sem fio. Elas são vendidas separadamente dos fones, mas são compatíveis com várias marcas. A carga acontece por indução.

Para que o carregamento dê certo, o fone — assim como qualquer outro eletrônico carregado por esse método — deve ficar bem próximo dos pads e em uma posição específica. Além disso, esse processo de recarga geralmente é mais lento do que o com fio.

Os pads vêm se popularizando com o tempo. Quem sabe mais pra frente não será comum encontrá-los em lugares como cafeterias, restaurantes e aeroportos?

Se quiser saber mais detalhes, este artigo explica com detalhes como funciona um carregador sem fio. Esse tipo de carregamento também está disponível para smartphones, smartwatches e outros acessórios.

Carregamento reverso do celular

Alguns eletrônicos permitem o carregamento reverso. Como isso funciona? Você usa um dispositivo para carregar o outro. Dessa forma, é possível usar um smartphone para carregar o seu fone de ouvido Bluetooth (ou qualquer outro dispositivo que aceite essa tecnologia).

A corrente sempre flui do ponto de voltagem mais alto para o mais baixo, portanto, se o fone tiver menos bateria do que o outro dispositivo, não há como errar.

O carregamento reverso não é melhor opção para o dia a dia, mas pode ser útil em situações em que você normalmente precisaria de um power bank (carregador portátil), por exemplo. No entanto, o método não está disponível em todos os aparelhos.

Depois de tudo isso, deu vontade de ter um pra chamar de seu? O Tecnoblog tem um guia de como comprar um fone de ouvido Bluetooth. Leia e decida qual é o melhor para você!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Bluetooth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados