Firefox 79 para Android é mais moderno, mas tem gerado queixas

Usuários do novo Mozilla Firefox para Android reclamam principalmente da falta de extensões

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Firefox para Android

Lançado oficialmente na última semana de agosto, o Firefox 79 para Android trouxe mudanças significativas em relação à versão anterior. Pudera: o navegador ficou mais de um ano sem atualizações. O problema é que as novidades, que envolvem principalmente a interface, deixaram muitos usuários descontentes. Nas redes sociais e em fóruns, as reclamações só crescem.

Por razões um tanto óbvias, o Google Chrome é o navegador mais popular entre usuários de Android. Mas a Mozilla se esforça para tornar o seu browser mais relevante na plataforma. Esse trabalho fez a organização pausar as atualizações rotineiras do Firefox para Android e direcionar os esforços de desenvolvimento a uma versão mais moderna.

É por isso que o Firefox para Android pulou da versão 68, lançada em julho de 2019, para a 79. A nova versão trouxe interface mais limpa, barra de endereços movida para a parte inferior (mas é possível configurá-la para a parte superior), reforço de privacidade (como a proteção contra rastreamento), modo escuro sincronizado com ativação desse recurso no Android e desempenho aprimorado graças ao novo motor GeckoView.

O grande destaque vai para o modo Coleções, que permite marcar páginas para serem acessadas mais tarde, útil para quando você quer conferir um conteúdo com mais calma, por exemplo.

De modo geral, são novidades bem-vindas. Então, qual o problema? A maior parte das queixas diz respeito à perda de extensões. O novo Firefox para Android tem suporte a esse recurso, mas com mudanças técnicas para evitar degradação do desempenho. O efeito disso é que pouquíssimas extensões são compatíveis com a versão 79.

Usuários também têm reclamado da remoção do about:config (modo que dava acesso rápido a um série de configurações do navegador), de falhas relacionadas ao Firefox Sync, de problemas na alternância entre guias abertas, entre outros.

Talvez a Mozilla estivesse esperando que as mudanças trouxessem queixas, mas não tantas. De todo modo, espera-se que a “pressão” faça os principais problemas serem resolvidos.

Há chances de que o about:config volte em algum momento, por exemplo. Além disso, a Mozilla já trabalha para permitir que um número muito maior de extensões fique disponível — por ora, há apenas nove liberadas para a versão 79. Só não está claro quando isso acontecerá.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados