Início » Aplicativos e Software » Uber vai exigir selfie com máscara de alguns passageiros

Uber vai exigir selfie com máscara de alguns passageiros

Uber pede selfie de máscara se passageiro for denunciado; verificação é obrigatória para motoristas e entregadores do Eats

Felipe Ventura Por

Desde maio, a Uber requer que todos na plataforma usem máscara como medida de proteção contra a COVID-19. Os motoristas e os entregadores do Eats têm que realizar comprovação disso enviando uma selfie através do app; daqui em diante, isso será exigido dos passageiros que forem denunciados por estarem sem proteção facial.

Uber

Funciona assim: ao final de uma corrida, o motorista poderá dar um feedback de 4 estrelas ou menos e avisar que o passageiro estava sem máscara, ou que a retirou antes de chegar ao destino. Então, o passageiro será obrigado a tirar uma selfie com proteção facial antes de poder chamar outro veículo.

O app vai usar a mesma tecnologia do Uber Driver para detectar se o usuário está de máscara. “Com a adição deste novo recurso, o feedback de um motorista pode ajudar a garantir a segurança da Uber para o próximo motorista”, explica a empresa em comunicado.

A verificação de máscara para passageiros será lançada nos EUA e Canadá no final de setembro, e depois em toda a América Latina e outros países. Esta tecnologia detecta a proteção facial como um objeto na foto e não processa dados biométricos, ao contrário do Real-Time ID Check usado para comprovar a identidade do motorista.

Uber exige máscara de passageiro

Verificação de máscara da Uber para passageiros

Uber oferece máscara grátis para motoristas

Segundo a Uber, mais de 3,5 milhões de motoristas e entregadores realizaram mais de 100 milhões de verificações de máscara desde que isso se tornou obrigatório em maio. É necessário mostrar que a boca e o nariz estão cobertos.

Caso o motorista remova a máscara durante a viagem, o passageiro pode dar nota baixa e avisar a Uber; o mesmo vale para entregadores do Eats. O parceiro pode ser banido da plataforma em caso de violações recorrentes.

Desde março, a Uber comprou quase 30 milhões de máscaras e as distribuiu sem custo para 1,4 milhão de motoristas e entregadores ao redor do mundo. A empresa promete manter essa iniciativa pelo menos até o final de 2020.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Putz… segunda feira eu tinha quebrado meu óculos (tenho a vista ferrada^3), tava usando um óculos velho, e com tanta pressa de ir pegar o óculos “bom” que esqueci de enfiar a mascara (tava no queixo)… só lembrei quando tava dentro do Uber… nossa, o motorista deve ter tido de se controlar muito pra não rir de mim tentando arrumar a mascara correndo. hahaha

Mas acho válido esse tipo de coisa, ainda mais se o passageiro já inventou de se recusar à usar mascara.