Windows 10 terá API do Xbox Series X para carregar jogos mais rápido

Recurso pretende otimizar a performance em games eliminando o gargalo proporcionado pelas APIs atuais

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft

A Microsoft quer melhorar o desempenho do seu PC em jogos com a API DirectStorage do XBox Series X. O plano é trazê-la ao Windows 10 para diminuir o tempo de carregamento de games em computadores, que ainda é alto – mesmo com hardware avançado.

Para fornecer gráficos melhores, os jogos modernos exigem muito mais solicitações de E/S, dividindo recursos como texturas em partes menores, que são carregadas quando necessárias. E, apesar do armazenamento NVMe ter contribuído para aumentar o desempenho das máquinas, de forma geral, as APIs de armazenamento atuais não foram planejadas para um número tão alto de solicitações de E/S.

O que acontece é: mesmo com um hardware de ponta, há um gargalo em performance, já que os jogos não conseguem saturar completamente o a fila de solicitações. De acordo com uma publicação no blog de desenvolvedores da Microsoft, a API DirectStorage poderia resolver esse problema, pois é arquitetada para maximizar o desempenho em todo o pipeline.

“Ela faz isso de várias maneiras: reduzindo a sobrecarga de NVMe por solicitação, permitindo solicitações de E/S paralelas em lote, que podem ser levadas com eficiência para a GPU, e dando aos jogos um controle mais preciso sobre notificações de conclusão de solicitações de E/S, em vez de reagir a cada pequena solicitação”, explica o comunicado.

Na prática, o que se espera é minimizar o tempo de espera para entrar em jogos, bem como proporcionar mais detalhes em cenários e personagens com uma rapidez de carregamento nunca vista antes.

Quando?

A Microsoft já está trabalhando com parceiros da indústria para disponibilizar a nova API muito em breve. De acordo com a empresa, uma prévia deve chegar para desenvolvedores de jogos em 2021. Também é possível que a API chegue para usuários do Windows Insider já no próximo ano.

Com informações: Microsoft e Bleeping Computer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados