Uber vai exigir RG ou CNH para pagar viagens em dinheiro

Uber expande U-Áudio para gravar conversas em viagens; passageiro deverá comprovar identidade ao pagar em dinheiro pela 1ª vez

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Uber (Imagem: Divulgação)

A Uber anunciou algumas novidades nesta quinta-feira (3) relacionadas à segurança: o U-Áudio, que dá a opção de gravar conversas em viagens, será expandido para todas as cidades do Brasil nas próximas semanas. Além disso, usuários deverão enviar um documento para comprovar a identidade na primeira vez que quiserem pagar em dinheiro.

O passageiro terá que enviar a foto de um documento válido antes de solicitar a primeira viagem na Uber com pagamento em dinheiro. A nova medida de segurança já é usada em países como Chile, México e Argentina; e será lançada nas próximas semanas em algumas cidades do Brasil.

Será possível usar o RG ou carteira de habilitação (CNH) que tenha a data de nascimento visível. Há a alternativa de cadastrar um cartão de crédito ou débito apenas para verificar a identidade, e escolher o pagamento em dinheiro para a viagem.

Desde 2017, a Uber requer que clientes insiram o CPF se quiserem pagar em dinheiro. Ela também permite que motoristas deixem de aceitar essa forma de pagamento. Agora, a empresa está implementando uma exigência adicional para confirmar a identidade, com o objetivo de prevenir fraudes e assaltos. A checagem de documentos já existe há anos para os motoristas.

Uber

U-Áudio grava viagens da Uber

O U-Áudio chegou ao Brasil em fevereiro, e foi oferecido inicialmente somente em algumas cidades; em julho, ele foi lançado no Rio de Janeiro. A Uber promete ativá-lo nas próximas semanas em todos os locais onde atua. A concorrente 99, por sua vez, liberou a gravação de áudio para todos em julho.

O U-Áudio funciona assim: durante uma viagem, o passageiro ou o motorista toca no botão de escudo para abrir as opções de segurança, e uma delas será “Gravar áudio”. Dessa forma, será possível dar uma prova para a Uber de que o usuário ou o parceiro cometeu um comportamento inadequado dentro do carro. Isso também pode ser usado em investigações de autoridades policiais.

A gravação será feita apenas se o botão para capturar áudio for ativado. O arquivo é criptografado e somente a Uber tem a chave. Além disso, é o passageiro ou motorista que decide se o áudio será enviado; caso isso não seja feito em sete dias, os dados são apagados de forma automática.

Uber U-Áudio

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados