Qualcomm anuncia Snapdragon 8cx Gen 2 para notebooks com Windows

Principal atrativo do Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2, chip voltado a laptops, é o suporte a redes 5G

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Snapdragon 8cx Gen 2

Você se lembra do Snapdragon 8cx? Essa plataforma foi lançada para servir de base para a presença de chips da Qualcomm em notebooks com Windows 10. Poucas unidades foram vendidas, mas a companhia não desistiu do segmento: nesta quinta-feira (3), a Qualcomm deixou claro que irá tentar de novo e, para isso, anunciou o Snapdragon 8cx Gen 2 (segunda geração).

A companhia lidera o mercado de processadores para celulares e tablets, mas também tenta ter participação no segmento de PCs. Para o usuário, o principal benefício está na duração da bateria: por serem baseados na arquitetura ARM, os chips da Qualcomm são muito mais econômicos no consumo de energia.

O Samsung Galaxy Book S é um bom exemplo. Lançado em 2019 e equipado com o Snapdragon 8cx, o laptop tem autonomia de até 23 horas.

Apesar desse grande benefício, notebooks com chips ARM ainda não emplacaram devido, principalmente, a problemas de compatibilidade com softwares e a inconsistências no desempenho. Isso provavelmente explica a decisão da Samsung de lançar um Galaxy Book S com processador Intel Lakefield.

Qualcomm, Microsoft e outras companhias tentam superar as mencionadas limitações, mas isso requer tempo. No curto prazo, convém otimizar o que já está disponível. De certa forma, a Qualcomm tenta fazer exatamente isso com o Snapdragon 8cx Gen 2.

Samsung Galaxy Book S com processador Snapdragon 8cx

Samsung Galaxy Book S com processador Snapdragon 8cx

Tecnicamente, não há grandes diferenças entre as versões. Assim como o chip de primeira geração, o novo Snapdragon 8cx tem oito núcleos Kryo 495 fabricados em 7 nanômetros e GPU Adreno 680, bem como TDP de 7 W (sem necessidade de cooler).

As principais mudanças aparecem no quesito conectividade. O novo chip vem com suporte ao Wi-Fi 6 (802.11ax) e ao Bluetooth 5.1. Não menos importante é a compatibilidade com 5G, tanto em sub-6 GHz quanto em ondas milimétricas (mmWave), graças à integração com o modem Snapdragon X55.

Outras características incluem suporte ao Quick Charge 4+, além de compatibilidade com memórias LPDDR4x de até 2.133 MHz e a telas 4K.

Os primeiros laptops baseados no Snapdragon 8cx Gen 2 já estão sendo testados e devem ser anunciados até o fim de 2020. Pelo menos essa é a expectativa da Qualcomm.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados