Início » Finanças » Nubank abre pré-cadastro de chaves do PIX para transferências

Nubank abre pré-cadastro de chaves do PIX para transferências

Banco Inter, Santander e Nubank fazem pré-cadastro de chaves do PIX, sucessor do TED e DOC para transferências 24 h/7 dias

Felipe Ventura Por

O PIX será o sucessor do TED e DOC, permitindo transferências em questão de segundos mesmo nos finais de semana e feriados. O sistema do Banco Central receberá os primeiros cadastros a partir de outubro, mas algumas instituições financeiras se adiantaram e oferecem um pré-cadastro de chaves do PIX, incluindo Banco Inter, Santander e Nubank.

Cartão de crédito Nubank

A partir desta quinta-feira (3), clientes do Nubank poderão fazer o “registro de intenção” para cadastrar suas chaves do PIX através do aplicativo. É possível escolher usar seu CPF, endereço de e-mail e/ou número de celular como identificador para receber transferências — dessa forma, não será obrigatório informar seu número de agência e conta.

Após fazer este pré-cadastro, você receberá um e-mail confirmando o pedido e listando as chaves que serão registradas em 5 de outubro. E a partir dessa data, você poderá ver quais chaves estão registradas no Nubank, editá-las, removê-las ou inserir uma nova. O PIX será liberado para todos em 16 de novembro.

“O Nubank informa que está realizando um processo de registro de intenção das chaves Pix dos clientes”, diz a fintech em comunicado ao Tecnoblog. “A partir do dia 05/10, daremos início ao registro de fato no Banco Central.”

PIX permite usar CPF e celular como chave PIX

A chave do PIX vincula seu CPF/CNPJ, e-mail e/ou celular aos dados completos da sua conta: isso inclui o número da instituição financeira, agência, conta e tipo de conta (corrente, poupança, pagamento).

Ou seja, não é possível registrar a mesma chave em mais de uma conta: isso deve gerar uma disputa entre os bancos pelo cadastro dos clientes. Pessoas físicas podem registrar até cinco chaves por conta, enquanto o limite para pessoas jurídicas é maior (até vinte).

Se você não quiser compartilhar seu CPF ou celular, tudo bem: também será possível usar um Endereço Virtual de Pagamento (EVP). Trata-se de uma chave alfanumérica gerada de forma aleatória pelo Banco Central, que pode ser vinculada a uma conta específica.

Banco Inter e Santander têm pré-cadastro para PIX

PIX no Banco Inter

O Banco Inter vem realizando um pré-cadastro para interessados no PIX desde agosto. Basta acessar o app, tocar no botão do PIX, aceitar os termos e tocar em Confirmar. Neste caso, o CPF será registrado como chave para transferências.

O Santander, por sua vez, lançou uma enorme campanha publicitária com a atriz Ana Paula Arósio para divulgar o SX, plataforma baseada no PIX. Você acessa o site de cadastro, faz login com a senha do internet banking e escolhe até cinco dados para usar como chave.

Vale lembrar que 980 instituições financeiras estão em processo de adesão no PIX, incluindo fintechs como PicPay, Mercado Pago, PayPal e RecargaPay. O sistema de pagamentos instantâneos é obrigatório para bancos com mais de 500 mil contas, incluindo Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Que comece lá treta, quer dizer, lá fiesta

@bkdwt

Essa opção não apareceu no app do Nubank.

Guilherme da Silva Manso (@GuilhermeManso)

Então vamos ter que escolher com cuidado onde vamos cadastrar nossas chaves?? E se eu desistir de uma, tem como cancelar e usar em outro lugar?

Felipe Ventura (@felipe)

O pré-cadastro para o PIX começou a ser liberado hoje; nem todo mundo vai ter acesso imediato. Foi assim com o Banco Inter, demorou alguns dias até a opção aparecer para todo mundo.

Felipe Ventura (@felipe)

Sim! Você pode fazer a portabilidade cancelando a chave em um banco e fazendo o cadastro em outro.

🤷‍♀️ (@xavier)

E não posso ter duas chaves, por exemplo? Várias pessoas possuem contas em mais de uma instituição.

Bruno (@Unknown)

Se vai ter briga pelos meus dados quero ver também começar a ter algum tipo de vantagem ao escolher um banco.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Nesse caso fico mais tranquilo. Uma preocupação a menos.

Vinicius Andrade (@Toloko)

Também to curioso

Felipe Ventura (@felipe)

Você pode usar seu CPF como chave em um banco, o endereço de e-mail em outro, e o número de celular em um terceiro, por exemplo. Também será possível criar chaves alfanuméricas para usar como quiser; trata-se do Endereço Virtual de Pagamento (EVP).

🤷‍♀️ (@xavier)

Mas se é “fácil” a criação de chaves, por qual motivo vai ser a briga das instituições pelo cadastro dos clientes?
Se todos vão implementar, e o cliente pode ter uma chave em cada um, a disputa é por ver quem faz primeiro? Vai ser o e-penis de 2020?

João Luiz G (@Joao_Luiz_Gomes_Silv)

Parabéns Santander por inventar um nome diferente. Vai ser ótimo ver gente perguntando se SX funciona com PIX…

555 (@555)

CPF, e-mail, celular são chaves que só podem estar cadastradas em 1 instituição. Você pode colocar uma em cada ou todas na mesma. Então querem pegar primeiro e garantir o pré cadastro.

555 (@555)

Não, você vai poder fazer Pix inserindo banco, agência, conta, cpf ou usando uma chave Pix.
Essa chave Pix pode ser uma sequência aleatória gerada pelo próprio sistema ou um atalho pré cadastrado como um número de telefone, cpf ou e-mail.

555 (@555)

Vou acabar só registrando CPF como chave e provavelmente no Nubank.
Deram mais detalhes do sistema do Pix, parece que ao inserir uma chave, será possível ver o nome completo, banco e 6 dígitos do meio do CPF do dono da chave.

Não gostei da ideia de alguém pegar meu número de telefone ou email e descobrir esses dados sem nenhum esforço.

Exibir mais comentários