Nubank abre pré-cadastro de chaves do PIX para transferências

Banco Inter, Santander e Nubank fazem pré-cadastro de chaves do PIX, sucessor do TED e DOC para transferências 24 h/7 dias

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cartão de crédito Nubank

O PIX será o sucessor do TED e DOC, permitindo transferências em questão de segundos mesmo nos finais de semana e feriados. O sistema do Banco Central receberá os primeiros cadastros a partir de outubro, mas algumas instituições financeiras se adiantaram e oferecem um pré-cadastro de chaves do PIX, incluindo Banco Inter, Santander e Nubank.

A partir desta quinta-feira (3), clientes do Nubank poderão fazer o “registro de intenção” para cadastrar suas chaves do PIX através do aplicativo. É possível escolher usar seu CPF, endereço de e-mail e/ou número de celular como identificador para receber transferências — dessa forma, não será obrigatório informar seu número de agência e conta.

Após fazer este pré-cadastro, você receberá um e-mail confirmando o pedido e listando as chaves que serão registradas em 5 de outubro. E a partir dessa data, você poderá ver quais chaves estão registradas no Nubank, editá-las, removê-las ou inserir uma nova. O PIX será liberado para todos em 16 de novembro.

“O Nubank informa que está realizando um processo de registro de intenção das chaves Pix dos clientes”, diz a fintech em comunicado ao Tecnoblog. “A partir do dia 05/10, daremos início ao registro de fato no Banco Central.”

PIX permite usar CPF e celular como chave PIX

A chave do PIX vincula seu CPF/CNPJ, e-mail e/ou celular aos dados completos da sua conta: isso inclui o número da instituição financeira, agência, conta e tipo de conta (corrente, poupança, pagamento).

Ou seja, não é possível registrar a mesma chave em mais de uma conta: isso deve gerar uma disputa entre os bancos pelo cadastro dos clientes. Pessoas físicas podem registrar até cinco chaves por conta, enquanto o limite para pessoas jurídicas é maior (até vinte).

Se você não quiser compartilhar seu CPF ou celular, tudo bem: também será possível usar um Endereço Virtual de Pagamento (EVP). Trata-se de uma chave alfanumérica gerada de forma aleatória pelo Banco Central, que pode ser vinculada a uma conta específica.

Banco Inter e Santander têm pré-cadastro para PIX

PIX no Banco Inter

O Banco Inter vem realizando um pré-cadastro para interessados no PIX desde agosto. Basta acessar o app, tocar no botão do PIX, aceitar os termos e tocar em Confirmar. Neste caso, o CPF será registrado como chave para transferências.

O Santander, por sua vez, lançou uma enorme campanha publicitária com a atriz Ana Paula Arósio para divulgar o SX, plataforma baseada no PIX. Você acessa o site de cadastro, faz login com a senha do internet banking e escolhe até cinco dados para usar como chave.

Vale lembrar que 980 instituições financeiras estão em processo de adesão no PIX, incluindo fintechs como PicPay, Mercado Pago, PayPal e RecargaPay. O sistema de pagamentos instantâneos é obrigatório para bancos com mais de 500 mil contas, incluindo Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados