Amazon Web Services (AWS) vai cobrar em reais no Brasil

Amazon Web Services (AWS) explica cobrança no Brasil; serviços de nuvem Google Cloud e Microsoft Azure já aceitavam reais

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
Amazon Web Services (Imagem: Tony Webster/Flickr)
Foto por Tony Webster/Flickr

O Amazon Web Services (AWS) move boa parte da internet: este é um dos principais serviços de nuvem, concorrendo com Google Cloud e Microsoft Azure. Clientes estão recebendo um e-mail que avisa sobre uma mudança esperada há anos: a partir de novembro, as cobranças no Brasil serão feitas em reais, não mais em dólares dos EUA.

“Em 1º de novembro de 2020, a AWS lançará a Amazon AWS Serviços Brasil Ltda. (AWS SBL) para atuar no Brasil”, explica o e-mail enviado aos usuários. Toda conta que fornecer um número de CPF ou CNPJ vai receber prestação de serviços da AWS SBL; os contratos serão alterados para levar isso em conta.

Esta é uma mudança importante: não será mais necessário pagar os 6% de IOF cobrados em transações internacionais de cartão. Existem empresas credenciadas como revendedores pela Amazon Web Services para realizar o faturamento em reais. Google Cloud e Microsoft Azure já aceitavam pagamento na moeda brasileira.

Amazon AWS vai emitir nota fiscal eletrônica

Os preços da AWS continuarão sendo definidos em dólares, mas as faturas serão emitidas em reais. Além disso, os clientes passarão a receber uma Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) com todos os tributos relacionados à prestação de serviços.

O real será a única moeda aceita pela AWS no Brasil. O pagamento com cartão poderá ser feito apenas com cartões de crédito nacionais e internacionais Visa, Mastercard, American Express e Elo (esta última bandeira será aceita a partir de 1º de novembro). Cartões de débito não serão mais aceitos. Por sua vez, o pagamento por faturas ficará restrito ao TED.

A AWS está passando por mudanças no pagamento, mas o restante continua igual: “seu conteúdo, configurações, direitos de acesso e configurações de segurança permanecerão os mesmos”, diz a Amazon. A empresa preparou uma seção de perguntas e respostas neste link.

Netflix, McDonald’s, Airbnb e Mercado Livre são alguns dos milhares de clientes da AWS. O serviço de nuvem é usado de forma tão ampla que um simples erro de digitação pode derrubar parte da internet.

https://twitter.com/sheikUART/status/1301161693662400512

Receba mais sobre Amazon Web Services (AWS) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados