Apple adia mudança de privacidade no iOS 14 que irritou Facebook

Recurso pretende dar maior controle a usuários sobre dados que são coletados por aplicativos, mas só chega em 2021

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
app facebook icone iphone ios tecnoblog

A Apple adiou a mudança de privacidade do iOS 14 que dá ao usuário o poder de impedir que aplicativos rastreiem grande parte de suas atividades no iPhone. O recurso, que assustou algumas gigantes da tecnologia, como o Facebook, ainda entrará em vigor, no entanto, a empresa deverá implementá-lo apenas no próximo ano.

De acordo com o comunicado publicado em sua página para desenvolvedores, a Apple estendeu o prazo para permitir que os profissionais façam as mudanças necessárias, de modo que seus softwares se adequem às novas regras. Após a atualização de privacidade, os apps deverão pedir permissão para rastrear usuários.

Em um depoimento ao Verge, a empresa explicou seu novo posicionamento: “Acreditamos que a tecnologia deve proteger o direito fundamental dos usuários à privacidade, e isso significa fornecer aos usuários ferramentas para entender quais aplicativos e sites podem estar compartilhando seus dados com outras empresas, para fins de publicidade ou medição de publicidade, bem como as ferramentas para revogar a permissão para rastreamento”.

O mecanismo funcionará da seguinte forma: a partir de 2021, sempre que um app requisitar seu código de identificação para anunciantes, o usuário deverá permitir ou não que suas atividades sejam rastreadas. Essa credencial é a maneira padrão que anunciantes utilizam para saber quando você comprou/fez o download de algum produto após ver um anúncio. Sem ela, é muito mais complexo para as empresas identificarem quando a publicidade teve impacto sobre sua compra online.

Impacto negativo em faturamento com anúncios

De acordo com o Facebook, apesar de não afetar a receita de anúncios dentro a rede social, a novidade pode proporcionar uma queda de mais de 50% no faturamento com publicidade fora da plataforma.

O impacto seria tão grande, que a empresa cogita a remoção da Audience Network do iOS 14, o que seria especialmente negativo para pequenas empresas que contam com o sistema.

Privacidade no iOS 14

Outras novidades em privacidade devem desembarcar aos iPhones junto ao lançamento do iOS 14, ainda em 2020. As mudanças incluem informações sobre como desenvolvedores utilizam dados coletados, na App Store, bem como a possibilidade de compartilhar apenas uma localização aproximada para utilizar determinados serviços – em vez do seu endereço exato. A nova versão do sistema também irá alertar usuários sempre que apps tentarem acessar a câmera, o microfone ou a área de transferência.

Com informações: TechCrunch e Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados