Início » Finanças » Bradesco, Original e mais bancos abrem pré-cadastro para PIX

Bradesco, Original e mais bancos abrem pré-cadastro para PIX

Bradesco atualiza app para registrar CPF, celular ou e-mail como chave do PIX; Nubank, Inter e Santander fazem pré-cadastro

Felipe Ventura Por

Mais bancos estão abrindo um pré-cadastro para o PIX, que será liberado a todos em novembro. O mais recente deles é o Bradesco, que atualizou seu aplicativo de internet banking para cadastrar CPF, número de celular ou e-mail como chaves de transferência. O Banco Original está realizando um processo semelhante através de chatbot. O Banco do Brasil, por sua vez, convida os clientes a atualizarem dados de contato.

Bradesco e PIX

As chaves do PIX permitem que você compartilhe apenas seu CPF ou número de celular para que outra pessoa lhe faça uma transferência. Dessa forma, não é necessário informar sua agência e conta, nem mesmo o banco de destino. O cadastro dessas chaves no sistema do Banco Central será realizado a partir de 5 de outubro; as transferências instantâneas serão lançadas em 16 de novembro.

O app do Bradesco para iPhone e Android está recebendo a opção PIX no menu principal: ao tocar neste botão, você poderá fazer o pré-registro de suas chaves. É possível escolher seu CPF, vinculado ao cadastro do banco; número de celular, que exigirá um código de confirmação enviado por SMS; e/ou endereço de e-mail, também confirmado através de uma sequência numérica.

Por sua vez, o Original realiza esse processo através de chatbot. Você abre o aplicativo, toca em Ajuda e recebe uma mensagem da assistente virtual sobre o PIX. Ela explica o que são as chaves do PIX, e avisa que cada conta de pessoa física pode ter até cinco chaves.

Por fim, você será convidado a confirmar sua intenção de registro do CPF e número do celular como chaves para a conta Original:

Banco Original e PIX

Banco do Brasil pede para atualizar cadastro para PIX

O Banco do Brasil não está fazendo um pré-cadastro de fato. A instituição tem uma página dedicada ao PIX e, por enquanto, pede apenas para atualizar os dados pessoais associados à sua conta.

“Isso é necessário porque informações como e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ têm um papel fundamental na identificação dos usuários e das transações nesse meio de pagamento”, explica o BB.

No desktop, acesse a página do Banco do Brasil sobre o PIX. Abaixo de “Quer atualizar seu cadastro para aproveitar o Pix?”, clique em “Só se for agora”. Você terá que fazer login e instalar o guardião, caso ele não esteja presente em seu PC. No celular, é mais fácil: abra o app BB, vá até o caminho Perfil > Meu cadastro e siga as instruções.

O BB também possui um formulário “Tenho interesse” sobre o PIX, que pede para inserir seu nome completo, CPF, número de celular e e-mail. Feito isso, você verá a mensagem “em breve entraremos em contato com mais informações”.

Banco do Brasil e PIX

Mais bancos e fintechs têm pré-cadastro para PIX

Nubank, Inter e Santander estão fazendo pré-cadastro para o PIX. O mesmo vale para o Mercado Pago: esta opção está disponível em um card na página inicial do app: toque nele, depois em “Fazer pré-cadastro”, e surgirá a confirmação de que seu CPF ficará associado à conta de pagamento.

Mercado Pago e PIX

Cada dado pessoal pode ser vinculado a apenas uma conta em um banco. Por exemplo:

  • você pode cadastrar seu CPF para receber dinheiro na conta digital do Nubank (antes conhecida como NuConta);
  • seu endereço de e-mail pode ficar associado a uma conta do Bradesco;
  • seu número de celular pode ser cadastrado no Santander para a plataforma SX.

As chaves do PIX têm portabilidade, o que pode gerar uma disputa entre os bancos pelo cadastro dos clientes. No caso hipotético acima, você poderia descadastrar seu CPF do Nubank e registrá-lo no Bradesco. Dessa forma, as pessoas continuariam usando apenas seu CPF para fazer transferências, sem precisar de agência e conta — mas agora o dinheiro cairia em outro banco.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

É, acho que vou esperar o código alfanumérico aleatório criado pelo BC mesmo.

Rodrigo (@rodrigo1)

2020 e o Banco do Brasil (não sei outros bancos) ainda usando essa josta de guardião.

Daniel Plácido (@Daniel_Placido)

Itaú que ta moscando demais, minha conta PF principal é do Itaú mas tem hora que ate desanima.

Roberto (@furutani)

O Sicredi lançou nova versão do aplicativo que também permite o pré-cadastro no PIX.

Felipe Ventura (@felipe)

O CPF, se for usado como chave do PIX, tem que ser o mesmo do titular da conta. No caso do e-mail e número de celular, o cliente pode receber um código de verificação por mensagem para maior segurança, como descrevemos no caso do Bradesco.

Emmanuel Carvalho (@seomanel)

Exatamente o meu receio, por isso eu já cadastrei meu celular, email e CPF pra garantir, apesar de preferir usar só o EVP. SMS não garante segurança.

Alex (@wuhkuh)

Eu ainda vou esperar pra ver no dia a dia, já li tanta matéria sobre mas ainda não percebi o real impacto, pois falam de facilitar os TED’s e DOC’s, mas eu não uso eles mesmo, então…

imhotep (@imhotep)

Única vantagem q eu vi é poder transferir dinheiro às 2h da madrugada e a pessoa receber na hora, coisa q dificilmente eu vou fazer.
No mais, eu já faço TEDs sem custos.

Caio Garcia (@Caio_Garcia)

O PagSeguro/PagBank também está com o pré cadastro aberto.

Poderia atualizar a matéria @felipe )

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

A vantagem é poder fazer transferências instantâneas a qualquer momento com custo muito reduzido.

Quem usa banco digital sabe o quanto é ruim ter que esperar hora útil pra fazer TED ou pagar uma conta. Com a possibilidade de transferir pra qualquer banco a qualquer hora, a concorrência entre os pequenos digitais e os grandes bancos deve se acirrar mais ainda.

Alem disso, o custo de transferência deve ser muito menor do que, hoje, as empresas pagam pra receber no débito, além de terem o dinheiro na hora, sem precisar transferir ou aguardar a administradora fazer o pagamento. Assim, cartão de débito deve virar aquelas histórias que os mais velhos contam com saudosismo aos mais novos.

imhotep (@imhotep)

O Santander quer vincular 10 dias sem juros no cheque especial mediante o cadastro no Pix.
Mas eles querem todos os seus dados: CPF, email e celular, impedindo vc de se cadastrar em outros bancos caso queira.
Pra mim não faz diferença pq não uso cheque especial, mas deram uma forçada na barra, ainda mais que esses 10 dias sem juros vem da época do banco Real.

Arthur Soares (@arthursoas)

Aos que não estão vendo vantagens no PIX, vai vender um carro hoje em dia. A pessoa te manda 40 mil reais e demora 1hr pra cair na sua conta. Aí fica um olhando pra cara do outro e o comprador com medo de ter perdido 40 mil.
PIX é vida.

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

Eles só vão conseguir atrelar um dos dados a conta. Os outros ficam livres pra cadastrar em outros bancos.

Além disso, não quer dizer que sem chave não consegue fazer transferência. Vai dar pra transferir informando todos os dados como num TED comum, a chave vai servir apenas pra unificar todos os dados num só e facilitar a operação.

Alex (@wuhkuh)

Pois é, eu parei pra pensar e realmente eu esbarro em alguns problemas quando a pessoa que vou pagar ou enviar dinheiro não usa o Mercado Pago, com o PIX a maldita taxa de maquina que todo mundo passou a cobrar, pode morrer

Jorge Luis (@Jorge_Luis)

eu vejo outras vantagens no pix como: substituir o cartão de débito, eliminar aquelas exigências de “só no dinheiro” ou boleto, possibilitar que qualquer estabelecimento seja uma agência bancária(saque/depósito) caso queira, esse expediente bancário também ser feito entre amigos, e mais coisas que nem eu pensei ainda.