Início » Finanças » Bradesco, Original e mais bancos abrem pré-cadastro para PIX

Bradesco, Original e mais bancos abrem pré-cadastro para PIX

Bradesco atualiza app para registrar CPF, celular ou e-mail como chave do PIX; Nubank, Inter e Santander fazem pré-cadastro

Felipe VenturaPor

Mais bancos estão abrindo um pré-cadastro para o PIX, que será liberado a todos em novembro. O mais recente deles é o Bradesco, que atualizou seu aplicativo de internet banking para cadastrar CPF, número de celular ou e-mail como chaves de transferência. O Banco Original está realizando um processo semelhante através de chatbot. O Banco do Brasil, por sua vez, convida os clientes a atualizarem dados de contato.

Bradesco e PIX

As chaves do PIX permitem que você compartilhe apenas seu CPF ou número de celular para que outra pessoa lhe faça uma transferência. Dessa forma, não é necessário informar sua agência e conta, nem mesmo o banco de destino. O cadastro dessas chaves no sistema do Banco Central será realizado a partir de 5 de outubro; as transferências instantâneas serão lançadas em 16 de novembro.

O app do Bradesco para iPhone e Android está recebendo a opção PIX no menu principal: ao tocar neste botão, você poderá fazer o pré-registro de suas chaves. É possível escolher seu CPF, vinculado ao cadastro do banco; número de celular, que exigirá um código de confirmação enviado por SMS; e/ou endereço de e-mail, também confirmado através de uma sequência numérica.

Por sua vez, o Original realiza esse processo através de chatbot. Você abre o aplicativo, toca em Ajuda e recebe uma mensagem da assistente virtual sobre o PIX. Ela explica o que são as chaves do PIX, e avisa que cada conta de pessoa física pode ter até cinco chaves.

Por fim, você será convidado a confirmar sua intenção de registro do CPF e número do celular como chaves para a conta Original:

Banco Original e PIX

Banco do Brasil pede para atualizar cadastro para PIX

O Banco do Brasil não está fazendo um pré-cadastro de fato. A instituição tem uma página dedicada ao PIX e, por enquanto, pede apenas para atualizar os dados pessoais associados à sua conta.

“Isso é necessário porque informações como e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ têm um papel fundamental na identificação dos usuários e das transações nesse meio de pagamento”, explica o BB.

No desktop, acesse a página do Banco do Brasil sobre o PIX. Abaixo de “Quer atualizar seu cadastro para aproveitar o Pix?”, clique em “Só se for agora”. Você terá que fazer login e instalar o guardião, caso ele não esteja presente em seu PC. No celular, é mais fácil: abra o app BB, vá até o caminho Perfil > Meu cadastro e siga as instruções.

O BB também possui um formulário “Tenho interesse” sobre o PIX, que pede para inserir seu nome completo, CPF, número de celular e e-mail. Feito isso, você verá a mensagem “em breve entraremos em contato com mais informações”.

Banco do Brasil e PIX

Mais bancos e fintechs têm pré-cadastro para PIX

Nubank, Inter e Santander estão fazendo pré-cadastro para o PIX. O mesmo vale para o Mercado Pago: esta opção está disponível em um card na página inicial do app: toque nele, depois em “Fazer pré-cadastro”, e surgirá a confirmação de que seu CPF ficará associado à conta de pagamento.

Mercado Pago e PIX

Cada dado pessoal pode ser vinculado a apenas uma conta em um banco. Por exemplo:

  • você pode cadastrar seu CPF para receber dinheiro na conta digital do Nubank (antes conhecida como NuConta);
  • seu endereço de e-mail pode ficar associado a uma conta do Bradesco;
  • seu número de celular pode ser cadastrado no Santander para a plataforma SX.

As chaves do PIX têm portabilidade, o que pode gerar uma disputa entre os bancos pelo cadastro dos clientes. No caso hipotético acima, você poderia descadastrar seu CPF do Nubank e registrá-lo no Bradesco. Dessa forma, as pessoas continuariam usando apenas seu CPF para fazer transferências, sem precisar de agência e conta — mas agora o dinheiro cairia em outro banco.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Ventura (@felipe)

O CPF, se for usado como chave do PIX, tem que ser o mesmo do titular da conta. No caso do e-mail e número de celular, o cliente pode receber um código de verificação por mensagem para maior segurança, como descrevemos no caso do Bradesco.

Emmanuel Carvalho (@seomanel)

Exatamente o meu receio, por isso eu já cadastrei meu celular, email e CPF pra garantir, apesar de preferir usar só o EVP. SMS não garante segurança.