WhatsApp tem aumento de mensagens com caracteres que travam app

Mensagens com caracteres estranhos que travam WhatsApp são cada vez mais comuns; solução pode exigir reinstalação

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Talvez você já tenha passado pela experiência de abrir uma mensagem no WhatsApp e, logo em seguida, o aplicativo travar. Esse problema é causado pela dificuldade da ferramenta de lidar com caracteres específicos. Tudo indica que há uma tendência de aumento na disseminação dessas mensagens e, para piorar, nenhuma solução pode surgir tão cedo.

O alerta vem do WABetaInfo, site focado no ecossistema do WhatsApp. O veículo explica que o problema se manifesta principalmente em mensagens, mas também pode ser reproduzido em vCards (formato de arquivo para compartilhamento de dados de contato).

Em ambos os casos, o comportamento do WhatsApp é o mesmo: um caractere problemático — ou, mais frequentemente, um conjunto deles — não é devidamente renderizado e faz o aplicativo congelar ao tentar realizar essa tarefa. Usuários brasileiros estão entre os mais atingidos.

Frequentemente, fechar e reabrir a ferramenta não surte efeito. O WhatsApp continua travado. Bloquear o contato que enviou a mensagem que casou o “crashcode” pode ser uma solução. Como? Via WhatsApp Web. O problema é que, em muitos casos, também não é possível acessar esse serviço.

Se o usuário tiver sorte, uma atualização do aplicativo resolverá o problema. Mas dificilmente isso acontece. Updates não são liberados a todo instante. A solução acaba sendo então a de remover e reinstalar o WhatsApp. O problema é que, nesse procedimento, o usuário pode perder as mensagens mais recentes — ou todo o conteúdo, se não houver backup.

Problemas do tipo existem há pelo menos seis anos e atingem tanto o WhatsApp para Android quanto as versões para iOS, embora não necessariamente ao mesmo tempo: há crashcodes específicos para cada plataforma.

Exemplos de mensagens problemáticas

Exemplos de mensagens problemáticas (capturas por @Ian_Oli_01)

Isso nos faz imaginar que o WhatsApp está simplesmente fazendo vista grossa para o problema. Mas é provável que não seja o caso. Os travamentos são causados por numerosas combinações de caracteres. Um update pode resolver o problema, mas só até alguém encontrar outra combinação que cause travamento.

É de se presumir então que a solução definitiva dependa de uma mudança profunda na forma como os aplicativos do WhatsApp renderizam mensagens, o que está longe de ser uma tarefa fácil. É necessário garantir que a mudança não prejudique o desempenho do mensageiro, por exemplo.

Diante disso, tomar alguns cuidados acaba sendo a melhor forma de prevenção. Restringir a participação em grupos de “zueiras”, acessar mensagens de desconhecidos preferencialmente via WhatsApp Web (quando possível) e permitir que apenas os seus contatos te adicionem em um grupo (nas configurações de privacidade) são um bom começo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados