Longe de ter um fim, a novela Fortnite vs Apple ganhou mais um capítulo, desta vez na Justiça. Pouco mais de uma semana após a fabricante do iPhone encerrar a conta de desenvolvedor da Epic Games, a desenvolvedora entrou com um pedido de liminar que permitiria ao Fortnite voltar à App Store e restaurar o acesso à conta de desenvolvedor.
- Desinstalou Fortnite do iPhone? Saiba como reinstalar
- Como instalar o Fortnite no Android [sem Google Play Store]
No processo, que veio à tona no sábado (5) em um tweet da companhia de jogos, a Epic Games diz que estava disposta a desafiar a Apple “porque era a coisa certa a fazer” e “estava melhor posicionada do que muitas outras empresas para resistir à tormenta”, numa postura irredutível da disputa contra o que chamou de “retaliação da Apple”.
A Epic Games também descreveu a Apple como uma empresa “monopolista” no que diz respeito à sua loja de aplicativos e que mantém sua posição dominante ao “proibir explicitamente qualquer competitividade” nos mercados de distribuição de aplicativos e também de processamento de pagamentos dentro dos próprios aplicativos para o iOS.
A justificativa para tal pedido de liminar é de que a Epic acredita ser “provável que sofra danos irreparáveis” se Fortnite não voltar para a App Store, citando que seus usuários ativos diários do iOS já diminuíram em mais de 60% desde a remoção da loja da Apple.
“Ao remover o Fortnite da App Store, a Apple cortou milhões da comunidade Fortnite, que depende inteiramente de conectividade. O clamor dos usuários tem sido ensurdecedor, mostrando danos reais ao interesse público. Os usuários ativos diários no iOS diminuíram em mais de 60% desde a remoção do Fortnite da loja… A Epic pode nunca mais vê-los”, diz o documento de 28 de setembro, num tribunal da Califórnia.
Apple vs Fortnite
Caso você tenha perdido algum capítulo desse novelão, o Fortnite (da Epic Games) foi banido em dispositivos móveis da Apple no mês passado após incluir uma opção de pagamento pelas moedas do jogo diretamente para a empresa — contornando os sistemas de pagamento da Apple (e também do Google) que ficam com parte do lucro.
Tanto a Apple quanto o Google removeram o jogo de suas App Stores. No iOS, a situação é ainda mais complicada, pois deixa os jogadores sem nenhuma maneira de instalar o jogo ou até mesmo as suas atualizações. O encerramento da conta de desenvolvedor da Epic na Apple foi tão drástico que também removeu outros jogos da empresa como é o caso de Battle Breakers e Shadow Complex Remastered do iPhone.
Um juiz já decidiu que a Apple não pode expulsar o Unreal Engine como um todo da plataforma e agora a Epic está pressionando para recuperar a conta de desenvolvedor.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
essa Epic dos danos irreparáveis é a mesma Epic que começou essa bagunça toda?
Epic tá abrindo processo para algo que já foi julgado anteriormente.
“De acordo com a juíza Yvonne Gonzalez Rogers, a Apple não é obrigada a restaurar Fortnite em sua loja de aplicativos, uma vez que a remoção do jogo não demonstrou dano irreparável. “Na minha opinião, você não pode ter um dano irreparável quando você mesmo cria o dano”, explicou a juíza à advogada da Epic Games.”
disse a juíza enquanto desenhava a situação em uma cartolina pra advogada da Epic entender…hahahaha
E mesmo assim a Apple disse que está apta a aceitar a Epic, assim que ela cumprir com os termos do contrato que ela própria assinou.
A Epic está se queixando de um dano que ela própria causou e ainda por cima, a restauração do app só depende dela cumprir com o contrato.
Sei lá… Bora EPIC. :V
EPIC: Não vou seguir as regras da brincadeira que concordei antes de entrar.
Apple: A bola é minha e se não quer seguir as regras não brinca!
EPIC: Mãe! A Apple não quer me deixar brincar
Estou torcendo pela epic. Essas taxas da Apple e Google são ridículas.
Mas não é a Epic quem vai mudar isso e sim a investigação antitrust. O caso Apple vs Epic, quem está errada é a Epic. Quebrou o contrato de forma unilateral.
Recomendo lerem esse artigo, até o final.
Saiu por que quis. Ninguém te obrigou.
Apple, sobre Epic.
Será que o Google vai ser bruto como a Apple? Daqui a pouco a Epic tá se enrolando até com a Tencent.
Se o Trump proibir a Tencent nos EUA, a Epic vai saber o que é dano irreparável. O alvo agora é o TikTok, mas logo será a Tencent, Alibaba, Xiaomi, Oppo, etc. A anta fazendo empresas americanas (e estrangeiras) perderem bilhões. A Samsung vai perder 40% da receita de uma divisão.
imagem500×562 297 KB
Essas taxas são padrão da indústria, Sony, Nintendo, Microsoft também cobram exatamente a mesma taxa.
E taxar algo que não possui custo real, já que é compra dentro de jogo e não bem físico, pro desenvolvedor não afeta pois é lucro puro (tirando o ínfimo custo de fazer a skin do joguinho).
Não se deixe enganar, a EPIC ta sendo apenas gananciosa.
Na verdade não é bem assim. Já trabalhei em uma empresa de seguros e a Apple queria cobrar 30% da mensalidade de quem contratava o seguro no app.
É um custo real, não é só virtual.
Netflix é mais uma. Não é barato manter servidores distribuindo filmes o dia todo. Essas taxas são impraticáveis.