Início » Gadgets » Tizen (Samsung), webOS (LG) e PlayStation lideram streaming em TV

Tizen (Samsung), webOS (LG) e PlayStation lideram streaming em TV

Pesquisa da Strategy Analytics revela que Tizen lidera ranking das plataformas mais usadas para streaming via TV

Emerson Alecrim Por

O Android está presente na maioria dos smartphones, mas, quando o assunto é TV, a plataforma passa longe da liderança. Um relatório da Strategy Analytics aponta que, nesse segmento, o sistema operacional Tizen ocupa a primeira posição, para a alegria da Samsung. O webOS, plataforma usada pela LG, aparece na segunda colocação ao lado do PlayStation.

TV 8K Samsung Q800T - Review

TV 8K Samsung Q800T

Apesar de ter sido divulgado recentemente, o levantamento tem como base o primeiro trimestre de 2020 e considerou 27 países. No período, a Strategy Analytics estima que 1,14 bilhão de aparelhos fizeram streaming para TV. A empresa também constatou que 11% das transmissões foram realizadas em equipamentos com Tizen.

Já o webOS teve 7% de participação, a mesma porcentagem do PlayStation — a plataforma não é um sistema operacional de TV, como você sabe, mas muita gente usa o PS3 ou o PS4 para streaming de vídeo.

Na sequência aparecem o Roku TV (que estreou há pouco tempo no Brasil) e o Fire OS, ambos com 5%. O Android TV registrou participação de 4%, a mesma porcentagem obtida pelo Xbox.

Observando esses números, a comparação com o segmento de smartphones soa injusta, afinal, o mercado de telefonia móvel é dominado quase que inteiramente pelo Android e o iOS. Mas a fragmentação fica maior se, em vez de sistema operacional, considerarmos marcas de TVs ou dispositivos usados para streaming (consoles ou dongles, por exemplo).

Novamente, a Samsung aparece na liderança, dessa vez com 14%. Sony e LG surgem na sequência com 12% e 8%, respectivamente. Depois, várias marcas dividem o mercado com fatias menores. Entre elas estão TCL (5%), Amazon (5%), Nintendo (4%), Google (3%) e Xiaomi (3%).

Pesquisa da Strategy Analytics sobre streaming em TVs

De modo geral, o levantamento mostra que a TV é o dispositivo preferido para consumo de vídeo por streaming. Porem, isso é óbvio para nós. Mais do que isso, a pesquisa da Strategy Analytics reforça que o streaming continua crescendo à medida que os canais e programas de TV tradicionais seguem em declínio.

“Para a próxima década esperamos que o streaming por internet domine o consumo de conteúdo para TV e vídeo na maior parte do mundo”, finaliza David Mercer, vice-presidente da Strategy Analytics.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação