Acessório promete levar Android Auto sem fio para quase todo carro

O acessório utiliza o cabo USB do Android Auto convencional para iniciar a versão sem fio do sistema em (quase) qualquer carro

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
android auto sem fio

Um dongle chamado AAWireless, publicado recentemente no Indiegogo, promete colocar o Android Auto sem fio em mais carros. A campanha já ultrapassou sua meta inicial e pode ser a solução para quem esqueceu em casa o cabo USB que conecta o smartphone diretamente no console central do veículo.

O Android Auto é uma solução inteligente para os péssimos sistemas operacionais que são utilizados em centrais de entretenimento dos carros, mas ele basicamente só funciona com um cabo USB que recarrega a bateria do celular enquanto oferece os dados necessários para o serviço aparecer na tela do veículo – o Android Auto sem fio existe, mas para pouquíssimos celulares e carros.

Já no Android 11 o usuário poderá utilizar o Android Auto sem fio em mais aparelhos e mais carros, com ajuda da conexão de 5 GHz de ambos os lados. Enquanto o novo sistema operacional móvel do Google está distante, uma campanha do Indiegogo quer eliminar o problema que é saber se o seu celular vai receber o novo Android, além de saber se seu carro é compatível.

O AAWireless utiliza conexão USB que o carro ou aparelho de som já oferece para iniciar o Android Auto, mas na outra ponta do fio fica um pequeno dongle que é pouco maior que um pendrive e que utiliza a energia da porta USB para funcionar. É ele o responsável pela versão wireless do Android Auto que utiliza conexão Wi-Fi, mesmo em veículos não compatíveis.

A campanha diz que o AAWireless funciona em quase todos os carros que já aceitam o Android Auto por cabos, mas para veículos que não funcionam corretamente o desenvolvedor afirma que trabalha em uma espécie de atualização de software do acessório que pode adicionar a compatibilidade. Ah, sim, basta o Android 9 ou superior no smartphone para tudo funcionar corretamente.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados