Android 11 chega à versão final; veja o que muda na atualização

Google lança versão final do Android 11; atualização chega para celulares Pixel e alguns dispositivos da Xiaomi e OnePlus

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 11

O Google lançou a versão final do Android 11 nesta terça-feira (8): a atualização traz um foco em conversas nas notificações, balões de mensagens, acesso rápido às suas músicas e a dispositivos de casa conectada, além de melhorias em privacidade. O update está sendo distribuído para celulares Pixel e chegará em breve a alguns dispositivos da Xiaomi, OnePlus, Oppo e Realme.

Uma das mudanças no Android 11 está nas notificações: os apps de mensagem ganharam uma seção dedicada para que você possa gerenciar suas conversas do WhatsApp, Telegram, Instagram Direct e outros apps em um só lugar. Também é possível definir a prioridade de contatos específicos.

Além disso, os controles de mídia foram reprojetados, ganhando destaque na bandeja de notificações. Há a opção de alternar entre o fone de ouvido e um alto-falante Bluetooth com um toque.

O sistema do Google incorporou, de forma nativa, um recurso semelhante aos ícones de bate-papo do Facebook Messenger. Os balões (Bubbles) colocam um ícone de pessoas ou grupos por cima da interface, para que você possa responder mensagens de seus contatos sem mudar de app.

Android 11

Outro recurso incorporado pelo Android 11 é a gravação de tela — aleluia! É algo bem básico, permitindo registrar o som do seu microfone, do sistema ou ambos. Isso já era possível nas personalizações da Samsung e Xiaomi, por exemplo, ou usando apps de terceiros.

O menu que aparece ao segurar o botão liga/desliga está diferente: ele ocupa a tela inteira com a opção de controlar dispositivos inteligentes na sua casa conectada, como tomadas e lâmpadas; além de servir como acesso rápido ao Google Pay.

E se você tiver carro, eis uma boa notícia em potencial: celulares com Android 11 conseguem rodar o Android Auto sem usar fios. É necessário ter um veículo compatível e um dispositivo com suporte a Wi-Fi de 5 GHz.

Android 11 traz melhorias de privacidade

O Google implementou algumas melhorias importantes de privacidade no Android 11. O usuário poderá conceder permissão “apenas uma vez” para que apps usem o microfone, câmera e/ou localização; da próxima vez, o app terá que pedir autorização novamente.

Android 11

O Android também vai redefinir as autorizações de forma automática se você não usar um aplicativo por muito tempo. Isso significa que ele não terá acesso aos seus arquivos nem aos sensores do celular, a menos que você decida liberar isso de novo.

O Google diz que, por motivos de segurança e privacidade, os apps só poderão ativar a câmera padrão do Android 11 para capturar fotos e vídeos. Ainda será possível instalar outros aplicativos de câmera, mas eles não poderão ser abertos a partir de apps de terceiros — só diretamente pelo próprio usuário.

Há diversas outras melhorias debaixo do capô, incluindo maior integração com 5G, suporte nativo a telas com taxa de atualização variável, e interface adaptada para displays de formato diferente (com furo para câmera ou com bordas curvas, por exemplo).

E o suporte ao Project Mainline foi expandido: ele permite atualizar partes do sistema através do Google Play Services. No Android 10, havia treze módulos do Mainline; no Android 11, são vinte e cinco.

Quando?

Bem, isso depende da fabricante do seu celular: Samsung, Motorola, LG, Asus e outras empresas devem anunciar seus planos de atualização para o Android 11 nos próximos meses.

Agora, o Android 11 final está sendo distribuído para os seguintes celulares do Google:

  • Pixel 2/2 XL
  • Pixel 3/3 XL
  • Pixel 3a/3a XL
  • Pixel 4/XL
  • Pixel 4a

Além disso, estes celulares que participaram dos testes beta estão recebendo mais uma prévia — ainda não é o Android 11 final:

  • OnePlus 8
  • OnePlus 8 Pro
  • Xiaomi Mi 10
  • Xiaomi Mi 10 Pro
  • Poco F2 Pro
  • Oppo Find X2
  • Oppo Find X2 Pro
  • Oppo Ace2
  • Oppo Reno3 4G
  • Oppo Reno3 Pro 4G
  • Realme X50 Pro

Com informações: Google, XDA Developers. Atualizado às 15h55.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados