Início » Internet » O que postar no LinkedIn?

O que postar no LinkedIn?

Conheça as melhoras práticas antes de decidir o que postar no LinkedIn e aumente sua relevância na rede social profissional

Ana Marques Por

Você já se pegou pensando sobre o que postar no LinkedIn para tornar seu perfil mais atrativo? Se você é um novo usuário da rede social – ou mesmo se já tem uma conta há bastante tempo, mas ainda não “pegou o jeito” da plataforma – é importante prestar atenção em algumas dicas valiosas que irão ajudar a aumentar a sua relevância.

o que postar no linkedin / Ana Marques / Tecnoblog

Por meio das suas publicações no LinkedIn, é possível reforçar autoridade em determinados assuntos que fazem parte da sua competência profissional, bem como fortalecer relações de trabalho e despertar o interesse de recrutadores. E é bom ficar atento: não é qualquer tipo de conteúdo que é bem visto por lá.

Boas práticas na hora de decidir o que postar no LinkedIn

A própria rede social conta com um guia que define os principais pontos a serem levados em conta para criar uma publicação de sucesso. São eles:

  • Conteúdo
  • Frequência de publicação
  • Engajamento com @’s
  • Participação em conversas
  • Uso de hashtags
  • Uso de fotos e vídeos

De forma geral, vale seguir a famosa frase de Bill Gates: “Conteúdo é rei”. O conteúdo é, definitivamente, uma das chaves mais importantes para que você consiga engajamento em suas publicações.

Evite fazer comentários vazios ou que não se adequem às suas competências profissionais. Isso não quer dizer que você não possa relacionar uma vivência pessoal ao mercado de trabalho – muito pelo contrário: é possível que, ao fazer isso de uma forma inteligente, você consiga gerar um sentimento de identificação muito forte em outras pessoas, de modo que as convide a comentar, compartilhar e curtir o seu post.

Você não precisa postar todos os dias, mas é interessante estabelecer uma frequência para evitar um calendário inconsistente. Seus posts são apenas duas vezes por semana? Estabeleça dias fixos ou horários aproximados – e relembre à sua audiência, vez ou outra, sobre a sua periodicidade.

O que postar no LinkedIn: um artigo, uma publicação curta ou um vídeo?

  • Artigos: o LinkedIn encoraja que seus usuários criem conteúdo mais denso dentro da própria plataforma. Para isso, é possível escrever artigos completos (recomenda-se não ultrapassar 1.000 palavras).
    A rede social recomenda alguns ganchos para começar a escrever um artigo, como opiniões (fundamentadas) sobre o futuro da sua área de trabalho, dicas para desenvolver habilidades profissionais e desafios que você enfrentou na sua caminhada.
  • Publicação curta: utilize o espaço de posts curtos sempre que você quiser comentar rapidamente sobre um assunto, compartilhar o link interessante ou pedir conselhos sobre algum tema relacionado ao mercado de trabalho.
  • Vídeo: você fala bem em vídeo? Tem um cenário minimamente limpo? Então, aposte em conteúdo audiovisual para conquistar relevância no LinkedIn. Crie vídeos (mesmo que sejam simples) com a câmera do celular e poste na rede social para comentar temas, fazer convites para eventos profissionais ou anunciar conquistas importantes.

Usando hashtags em posts do LinkedIn

o que postar no linkedin / hashtags

Ao fazer uma publicação no LinkedIn, você pode utilizar hashtags inserindo o símbolo # na frente de uma palavra-chave relevante.

Esse recurso permite que mais usuários encontrem seu post ao navegar em temas de interesse. O LinkedIn também sugere algumas hashtags de acordo com os termos que você insere no post.

As hashtags que você insere em comentários ou dentro de artigos não aparecem no feed de hashtags.

Recapitulando…

Agora que você já leu essas dicas, vamos resumir: para fazer posts de sucesso no LinkedIn, aposte em conteúdo verdadeiro, compartilhe experiências e opiniões, mas sempre com embasamento, e mantenha uma frequência de publicações.

Evite abordar temas que você não domina, a menos que esteja em busca de conselhos ou aprendizado, e aposte nos diversos recursos de texto e vídeo que o LinkedIn oferece para diversificar suas publicações, tornando seu perfil mais atraente.

Seguindo essas diretrizes, você vai conseguir fortalecer a sua imagem na rede, o que pode ajudar a conseguir boas relações com outros profissionais da sua área e até mesmo oportunidades de emprego.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação