A Apple entrou com uma ação que está pedindo indenização da Epic Games por ter violado as regras da App Store, quando a desenvolvedora abriu um caminho de pagamentos em Fortnite que não passava pela tarifa da loja e que desencadeou uma novela cheia de intrigas e acusações.
- Epic Games entra na Justiça para Fortnite voltar à App Store
- Desinstalou Fortnite do iPhone? Saiba como reinstalar
A ação acontece um dia após a Epic Games ter entrado na Justiça para que Fortnite possa voltar para a App Store, alegando que a remoção do game da loja oficial de apps e jogos da Apple pode resultar em danos irreparáveis para a empresa. Na ação desta terça-feira (8), a Apple diz que a ação movida pela Epic “não é nada além de que um desentendimento sobre dinheiro”.
“O flagrante desrespeito da Epic por seus compromissos contratuais e outras condutas causou danos significativos à Apple. Se nada for feito, a conduta da Epic ameaça a própria existência do ecossistema do iOS e seu tremendo valor para os consumidores”, complementa.
A empresa também comenta que as atitudes que tomou (de remover Fortnite da App Store e o acesso da Epic para o desenvolvimento em sua plataforma) foram legítimas e justificadas no meio de negócios. O objetivo desta parte é de garantir que as acusações de desrespeitar a lei de antitruste, que a Epic Games já utilizou contra a Apple em outra ação, não ganhe corpo.
Apple vs Epic Games (Fortnite)
Essa briga começou quando a Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, adicionou uma forma de pagamento por moedas no game (os V-Bucks) que não passa pela Apple e assim a Epic não precisa pagar os 30% de taxa por toda transação que acontece na plataforma. A atitude contraria o contrato de uso da App Store, que resultou na remoção do game da loja – respingando até mesmo na Play Store, do Android.
Enquanto o Google só removeu o link da loja oficial, que ainda permite a instalação por fora, a Apple tirou até mesmo o acesso das ferramentas de desenvolvimento que a Epic precisa para poder lançar seus games no iOS e macOS. Tudo isso aconteceu na primeira quinzena de agosto e até aqui algumas brigas na Justiça estão rolando, com uma audiência marcada para o dia 28 deste mês.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
"Se nada for feito, a conduta da Epic ameaça a própria existência do ecossistema do iOS e seu tremendo valor para os consumidores”
Tradução: outras empresas vão querer fazer o mesmo e perderemos dinheiro
Vai virar uma fragmentação do caralho e acabou uma alternativa diferente no mercado.
Acho mt alta essa taxa de 30%, porém a Epic quer resolver o problema na força, parecendo uma criança birrenta. Vai perder essa guerra.
Essa questão dos 30% da Apple sempre foi questionada pelos desenvolvedores. A Apple nunca disse o motivo desses valores então a Epic Games achou uma forma de protestar fazendo essa moeda virtual por fora. Isso também tá errado porque estão usando a infra estrutura da Apple para distribuir o jogo. Ou seja os dois lados estão errados. A Epic devia ter mantido como estava e entrado da justiça antes. Ou então que saísse do ecossistema da Apple e dane-se. Se eu fosse eles até proibia que jogos utilizando alguma engine deles fosse publicada na App Store. Assim faria mais pressão por negociação.
Metade do faturamento (meio bilhão de dólares) foi com a Apple Store. A outra metade do lucro é com PS, PC, XB, SW e Android que também cobra 30%.
Windows nunca teve uma loja e qdo criou foi mal feita e cheia de falhas. Comprei aplicativo lá e ao reinstalar o Windows, perdi a compra. É um caso bem diferente, além de ser desktop, algo que a Apple também tem e também permite instalar por fora. É outra realidade.
Pra nós não. Porém a Epic assinou o contrato e sabia de tudo, e concordou. E nesses anos todos, fez muito dinheiro com esse modelo de negócio.
30% pode ser muito, porém mesmo com esses 30% a plataforma da Apple é a responsável pela maior parte do faturamento. Então poderia até se considerar um investimento estar na App Store.
Eles são um “padrão do mercado”, praticamente todas as plataformas tem esse % (apple, google, xbox, playstation, microsoft, Steam…). Não sei exatamente o que fez o mercado chegar nesse valor, mas ele era um “padrão” bem antes da App Store existir. Isso por si só não é motivo para não ser contestado, dai depende realmente do valor obtido pelo dev.
o argumento da Apple em que ela fornece todo o ecossistema, ferramentas de desenvolvimento, suporte, auditoria, suporte a compras e um “buffer jurídico” para o dev (se houver uma cobrança indevida em um app o pessoal não processa o dev, eles processam a apple) tem seu valor para devs pequenos, sem dúvida. Se você não possui essa estrutura, construir ela do zero provavelmente custaria bem mais caro que os 30% do faturamento, sem falar que ter capilaridade para vender no mundo todo é MUITO difícil (só pensar em países como o Brasil que exigem nota fiscal, seria maluquice para o dev ter que se adaptar à legislação de cada país para vender nele, vemos empresas como ebanx ganhando um bom dinheiro oferecendo essa solução para empresas estrangeiras que querem vender no BR).
Porém, quando você é uma Epic Games da vida e já tem toda essa estrutura pronta por outros motivos, você quer deixar de pagar esse % maior que inclui essa fatia enorme de serviços que você mesmo poderia assumir sem precisar se sujeitar às políticas de reembolso e fiscais da plataforma. Como dizem, é uma briga de cachorro grande, devs pequenos não se importam com os 30%, pelo contrário, para nós o pacote de benefícios compensa em muito.
No mais, para nós pequenos, só coisas ruins podem resultar disso. Ou acabaremos tendo o pacote de benefícios reduzido, ou teremos que nos adequar ao processo de publicação de múltiplas stores (se isso acontecer) e toda a complexidade que isso implicaria em manutenção e fiscal.
O problema principal é a Apple Store ser a única maneira de instalar aplicativos sem jailbreak e pedir a taxa
A única diferença entre Apple e o Android é que existem alternativas para instalar apps no Android. Sem perda de garantia, claro… se tu não se importar em perder a garantia, tem o Cydia…
Eu só tenho a ganhar com isso, então continuem.