Epic Games e Fortnite perderão acesso a login com Apple ID

Epic Games não poderá mais usar login via Iniciar sessão com a Apple (Sign in with Apple); mudança afeta usuários de Fortnite

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite / Epic Games (Foto: Reprodução / Felipe Vinha)

A partir desta sexta-feira (11), não será mais possível utilizar o Apple ID para fazer login em contas da Epic Games, no que deve ser o milésimo desdobramento na disputa entre as duas empresas. Isso pode ser resolvido ao atualizar o endereço de e-mail no seu cadastro. A mudança afeta usuários de Fortnite e da Unreal Engine 5.

“A Apple não permitirá mais que os usuários façam login em contas da Epic Games usando o ‘Iniciar sessão com a Apple’ a partir de 11 de setembro de 2020”, diz a empresa. Ela preparou um guia para resolver este problema.

As companhias não explicam o que ocorreu mas, como a conta de desenvolvedor da Epic Games foi encerrada, a Apple deve estar cortando o acesso a outros serviços — incluindo o Iniciar sessão com a Apple (Sign in with Apple), uma alternativa ao login com Google ou Facebook.

O Iniciar sessão com a Apple é focado em privacidade: é possível utilizar a opção Ocultar Meu E-mail para criar um endereço aleatório que será fornecido ao desenvolvedor. Isso dificulta identificar seus dados e preferências pessoais, que circulam pela internet associados ao seu endereço de e-mail.

Os aplicativos para iOS que oferecem login de terceiros são obrigados a adotarem também o Iniciar sessão com a Apple. Isso envolve os apps e jogos da Epic Games, que permitem entrar com a conta do Google, Facebook, Xbox Live, PSN, Nintendo e Steam.

Na semana passada, a Epic revelou em um processo judicial que Fortnite tem 116 milhões de usuários registrados no iOS; eles representam quase um terço dos 350 milhões que jogam o battle royale. Isso indica que o fim do acesso via Apple ID pode afetar muita gente.

Como fazer login na Epic Games sem Apple ID

Epic Games e Apple ID

Se você tem um Apple ID associado à conta da Epic Games, siga estes passos:

  1. Acesse as configurações gerais da sua conta Epic Games através deste link;
  2. faça login com seu Apple ID (até 11 de setembro);
  3. ao lado do campo Endereço de e-mail, clique no ícone de lápis;
  4. insira seu endereço de e-mail e clique em Confirmar.

Todos os usuários com login via Apple ID devem receber um e-mail intitulado “IMPORTANTE! Atualização da conta da Epic Games necessária para continuar o acesso” com um código de verificação no formato ABC-123-DEF.

Se você não conseguir fazer login com seu Apple ID, visite a seção Fale Conosco no site da Epic Games e informe o código de verificação que chegou por e-mail.

Com informações: MacRumors, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados