Início » Antivírus e Segurança » Chave de segurança YubiKey 5C usa NFC e USB-C para desbloqueio

Chave de segurança YubiKey 5C usa NFC e USB-C para desbloqueio

Novo token da Yubico promete compatibilidade com mais dispositivos e protocolos, além de maior segurança para autenticação

Ana Marques Por

A Yubico anunciou uma nova chave de segurança física que utiliza NFC e USB-C para realizar autenticação em dois fatores de forma mais segura. Chamado de YubiKey 5C NFC, o produto pode ser utilizado com computadores com Windows, macOS, Linux, além de celulares com Android e iOS, e promete ser mais prático do que as senhas de uso único.

Yubico 5C NFC

A nova geração se destaca pela porta USB-C, em vez de USB-A – o que se adequa ao padrão utilizado em notebooks, smartphones e tablets mais recentes. Além disso, a conexão via NFC é o método por aproximação mais seguro (vale lembrar que chaves do Google que utilizavam o Bluetooth sofreram recall após falhas no protocolo de emparelhamento).

A YubiKey 5C pode prevenir ataques de phishing e man-in-the-middle – sua segurança se deve ao sistema de armazenamento de uma chave forte, de uso único, sob a posse de um usuário de forma física. O dispositivo suporta diversos protocolos de autenticação: FIDO2, FIDO U2F, WebAuthn, Personal Identity Verification (PIV), Yubico OTP, OpenPGP, OATH-TOTP, OATH-HOTP e Challenge-Response.

Isso significa que você poderá utilizar a chave para fazer login seguro em praticamente todas as plataformas que utiliza, de redes sociais a outros serviços por meio de navegadores populares, como o Chrome, Firefox e Microsoft Edge.

A YubiKey 5C NFC já está disponível por US$ 55 (cerca de R$ 290, em conversão direta) no site da Yubico.

Com informações: Engadget e Yubico

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe Vieira (@FilipeVieira)

Vale a pena comprar um YubiKey, alguém pode falar sobre sua experiencia no dia a dia?

Everton Favretto (@evefavretto)

Eu tenho uma (3 na verdade). A experiência vai de muito boa (a maioria das contas) a mágica (conta Microsoft), que nem precisa digitar o username.
Se você for substituir seu autenticador por Yubikeys (por que a maioria dos serviços deixa usar ambos) eu recomento ter duas (serve a Security Key também, a azulzinha, que custa menos) pra manter uma reserva. A grande maioria dos serviços (o twitter me vem a mente como exceção) permite associar mais de uma chave.