Chave de segurança YubiKey 5C usa NFC e USB-C para desbloqueio

Novo token da Yubico promete compatibilidade com mais dispositivos e protocolos, além de maior segurança para autenticação

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Yubico 5C NFC

A Yubico anunciou uma nova chave de segurança física que utiliza NFC e USB-C para realizar autenticação em dois fatores de forma mais segura. Chamado de YubiKey 5C NFC, o produto pode ser utilizado com computadores com Windows, macOS, Linux, além de celulares com Android e iOS, e promete ser mais prático do que as senhas de uso único.

A nova geração se destaca pela porta USB-C, em vez de USB-A – o que se adequa ao padrão utilizado em notebooks, smartphones e tablets mais recentes. Além disso, a conexão via NFC é o método por aproximação mais seguro (vale lembrar que chaves do Google que utilizavam o Bluetooth sofreram recall após falhas no protocolo de emparelhamento).

A YubiKey 5C pode prevenir ataques de phishing e man-in-the-middle – sua segurança se deve ao sistema de armazenamento de uma chave forte, de uso único, sob a posse de um usuário de forma física. O dispositivo suporta diversos protocolos de autenticação: FIDO2, FIDO U2F, WebAuthn, Personal Identity Verification (PIV), Yubico OTP, OpenPGP, OATH-TOTP, OATH-HOTP e Challenge-Response.

Isso significa que você poderá utilizar a chave para fazer login seguro em praticamente todas as plataformas que utiliza, de redes sociais a outros serviços por meio de navegadores populares, como o Chrome, Firefox e Microsoft Edge.

A YubiKey 5C NFC já está disponível por US$ 55 (cerca de R$ 290, em conversão direta) no site da Yubico.

Com informações: Engadget e Yubico

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados