A Sony fechou uma parceria de peso com o Disney+. O Tecnoblog obteve com exclusividade o manual de instruções do novo controle de mídia do PlayStation 5, que conta com um botão dedicado para a plataforma de streaming. A fabricante japonesa também conseguiu a aprovação da Anatel para vender um controle remoto de TVs com um atalho para o novo serviço, que será lançado no Brasil em 17 de novembro.
Controle de mídia do PS5 tem comandos de voz e Disney+
O manual de instruções do controle de mídia do PlayStation 5 (modelo CFI-ZMR1) possui quatro botões dedicados para serviços de streaming, entre eles o Disney+. Em relação ao modelo do PS4, há ainda um novo botão de microfone. “Fale no seu controle remoto multimídia para operar seu console PS5 e iniciar um jogo ou controlar sua mídia”, diz o documento.
A presença de um botão dedicado para uma plataforma de streaming envolve negociações entre empresas: uma fabricante de TV pode obter benefícios ao expor a marca de um serviço de filmes no controle remoto, por exemplo, já que tem o potencial de atrair novos assinantes para a empresa parceira. No caso do Brasil, o quarteto Disney+, Netflix, Spotify e YouTube foi o escolhido.
Os contratos entre as empresas e, consequentemente, a escolha dos serviços de mídia que estampam os botões, podem variar de acordo com a região. É por isso que a foto de divulgação oficial do controle de mídia do PS5 não possui nenhuma plataforma de streaming: a Sony poderia fazer uma parceria com o Hulu em vez do Spotify nos Estados Unidos, ou com o Apple TV+ em vez do Disney+ em outra região, por exemplo.
PS5 deve ser lançado em 17 de novembro ou depois
O fato de o manual de instruções em português do Brasil do controle de mídia do PS5 estampar o serviço de streaming Disney+ indica que o novo console só deve chegar ao país e ao resto do mundo em 17 de novembro ou depois. Isso porque não faria sentido fechar uma parceria para um serviço de streaming que ainda não está disponível localmente.
Com isso, o lançamento do PlayStation 5 deve ocorrer depois dos novos Xbox Series S e X, que chegam ao mundo em 10 de novembro. Oficialmente, a Sony não confirma a data de lançamento ou o preço do videogame, limitando-se a informar que o console será lançado a tempo das festividades de fim de ano.
Parceria entre Sony e Disney+ se estende às TVs
A parceria entre Sony e Disney+ não ficará apenas no PlayStation 5: as futuras TVs da marca também terão um destaque para o novo serviço de streaming. Os controles remotos RMF-TX621B e RMF-TX520B, também homologados na Anatel, possuem o atalho para a plataforma da Disney, além de YouTube, Netflix e Amazon Prime Video.
Nas cores preta ou prata, os novos controles remotos das TVs da Sony são os mesmos que equipam modelos como a X905H, ainda não lançada no Brasil. A TV, junto com a Z8H, será uma das primeiras do mercado com o selo “ideal para PlayStation 5”, por ter baixa latência e ser capaz de rodar jogos em 4K a 120 fps com HDMI 2.1, um dos chamarizes da nova geração de consoles.
Colaborou: Everton Favretto.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
eles podiam arrumar um ícone genérico e programável, meu botão prime-videos brilha como novo…
Botão genérico e programável não dá dinheiro. ¯\(ツ)/¯
Esses botões só servem pra apertar sem querer.
Agora só falta saber o quanto vai custar.
Esses botões são uma mão na roda, é um saco ficar procurando o app que você usa sempre pra poder abrir, pra mim, o do Spotify deveria vir em mais controles
Uma compra que ficará restrita ao console, bem que a Sony poderia ter trazido compatibilidade do controle remoto do ps3 para o ps4 e/ou do ps4 para o ps5. Tenho um aqui até hoje e nem tenho mais o ps3. Mas não ter retro é coisa da Sony.
Podiam facilitar ainda mais criando um botão “RARBG”
“A TV, junto com a Z8H, será uma das primeiras do mercado com o selo “ideal para PlayStation 5”, por ter baixa latência e ser capaz de rodar jogos em 4K a 120 fps com HDMI 2.1, um dos chamarizes da nova geração de consoles.”
No exterior, a A8H não é vendida como tendo HDMI 2.1. Só a X900H gringa tem previsão de superação l atualização pra habilitar portas 2.1. Se essa informação de 2.1 na A8H veio da própria Sony seria uma novidade muito boa pra quem adquiriu a oled.
O texto fala da Z8H, você fala da A8H.
Verdade. Confundi os modelos.