Windows 10 agora suporta sistemas de arquivos do Linux no WSL 2

Com novo recurso, WSL 2 passa a permitir acesso a sistemas de arquivos como ext4 a partir do Windows Explorer

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Linux no WSL 2 (imagem: Microsoft)

O Windows Subsystem for Linux 2 (WSL 2) trouxe um grande recurso: um modo que permite executar Linux como máquina virtual dentro do Windows 10. Mas não para aí: nesta semana, a Microsoft fez o anúncio oficial de uma função para o WSL 2 que possibilita acesso a sistemas de arquivos do Linux, como o ext4, a partir do Windows 10.

Não que já não fosse possível acessar unidades ext4 e afins no Windows 10, mas era necessário contar com softwares específicos para esse fim. Com a novidade, esse tipo de acesso pode ser feito a partir do comando wsl --mount.

Essa instrução é útil, por exemplo, para quem tem dois sistemas operacionais instalados no mesmo computador. Basicamente, ela permite que uma unidade em ext4 ou outro sistema de arquivos relacionado ao kernel Linux seja montada dentro do WSL 2 e, ao mesmo tempo, possa ser acessada no Windows Explorer. Para tanto, basta acessar a opção Linux e navegar até a pasta mnt.

Mas é preciso ter ciência de alguns pormenores. O primeiro é que o comando anexa apenas unidades de armazenamento físicas ao WSL 2. Por ora, não é possível executar a instrução para montar apenas uma partição. Do mesmo modo, não é possível montar unidades flash USB (pendrives).

A segunda é que, por padrão, o novo recurso tentará montar a unidade como sendo ext4. Há instruções para indicar a montagem de sistema de arquivos diferentes nesta página de ajuda do WSL 2.

Convém destacar que o WSL 2 é uma das novidades do May 2020 Update, que corresponde à versão 2004 do Windows 10. Em agosto, a Microsoft adicionou suporte ao WSL 2 às versões anteriores da plataforma: a 1903 e a 1909.

Para descobrir a versão do Windows 10 do seu computador, acesse o Menu Iniciar, vá em Configurações (ícone da engrenagem) / Sistema / Sobre e role a tela até a área Especificações do Windows.

As instruções para instalação do WSL 2 estão disponíveis aqui.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados