Início » Jogos » Apple quer taxa de 30% sobre Google Stadia e Microsoft xCloud

Apple quer taxa de 30% sobre Google Stadia e Microsoft xCloud

Jogos do Google Stadia e Microsoft xCloud deverão ser oferecidos via App Store; Apple cobra taxa em compras in-app e assinaturas

Felipe Ventura Por

O futuro dos jogos está no streaming: já temos o Microsoft xCloud com títulos do Xbox e o Google Stadia, por exemplo. Os games na nuvem podem rodar em celulares e tablets, mas as regras antiquadas da Apple acabam sendo um obstáculo. Por isso, ela definiu nesta sexta-feira (11) como essas plataformas deverão se adaptar para o iPhone e iPad: os jogos terão que ser listados na App Store e ficarão sujeitos à taxa de 30% sobre compras in-app e assinaturas.

xCloud

Em resumo, cada jogo presente em uma plataforma de streaming terá que se comportar como um app individual: ele precisa exibir um ícone próprio na tela inicial do iOS, ter uma página na App Store e enviar cada atualização para ser revisada pela Apple.

Tem mais: os jogos deverão usar o sistema de compras in-app da Apple e pagar a taxa de 30%. A Microsoft e o Google poderão criar um app de catálogo para reunir os diferentes títulos disponíveis para streaming; neste caso, será obrigatório colocar links diretos para a App Store. E se for necessário obter uma assinatura — caso do xCloud — ela deverá ser oferecida no iOS, também sujeita à taxa da loja.

O Microsoft xCloud, com títulos do Xbox para assinantes do Game Pass Ultimate sem custo adicional, chegará ao Android a partir deste mês. No entanto, ele não foi autorizado pela Apple porque as regras da App Store não permitiam streaming de jogos. A empresa acabou mudando suas diretrizes, mas sem trazer exatamente boas notícias.

Em agosto, a Apple disse que é necessário analisar cada app do iOS “para proteger os clientes e oferecer condições justas aos desenvolvedores”. Por que não há uma regra semelhante para conferir cada filme ou série da Netflix, por exemplo? A empresa argumenta que o Stadia e o xCloud são diferentes por entregarem conteúdo interativo, e afirma que os clientes têm certas expectativas quando se trata de jogos na App Store.

Meu palpite é que a Apple não quer dar abertura para que empresas ofereçam jogos ou assinaturas no iOS sem pagar a taxa de 30%. Dessa forma, ela poderá ganhar dinheiro sobre as assinaturas do Game Pass Ultimate, exigido para o xCloud.

No Stadia, a porcentagem seria cobrada em cima de cada jogo adquirido na loja do Google, ou mesmo sobre o plano Stadia Pro para streaming em 4K. Para quem não gostar disso, a Apple sugere recorrer à “internet aberta e navegadores web para alcançar todos os usuários fora da App Store”. A Epic Games entrou em uma batalha judicial contra essa taxa, afetando milhões de usuários de Fortnite.

Google Stadia

Google Stadia

As regras da Apple para streaming de jogos

Estas são as novas regras da App Store para streaming de jogos:

Jogos por streaming são permitidos, desde que sigam todas as diretrizes — por exemplo, cada atualização deve ser enviada para revisão, os desenvolvedores devem fornecer metadados apropriados para pesquisa, os jogos devem usar a compra in-app para desbloquear recursos ou funcionalidades etc. Claro, há sempre a internet aberta e navegadores web para alcançar todos os usuários fora da App Store.

Cada jogo por streaming deve ser enviado à App Store como um aplicativo individual para que tenha uma página de produto da App Store, apareça em rankings e pesquisas, tenha avaliações e análises do usuário, possa ser gerenciado com ScreenTime e outros aplicativos de controle dos pais, apareça no dispositivo do usuário etc.

Os serviços de streaming de jogos podem oferecer um aplicativo de catálogo na App Store para ajudar os usuários a se inscrever no serviço e encontrar os jogos, desde que o app cumpra todas as diretrizes, incluindo oferecer aos usuários a opção de pagar por uma assinatura com compra in-app e usar o Iniciar sessão com a Apple (Sign in with Apple). Todos os jogos incluídos no aplicativo de catálogo devem ser vinculados a uma página de produto individual da App Store.

Com informações: TechCrunch.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edgar (@edgar)

Eu entendo a lógica de cobrar os 30%, assim como eles fazem com todas as outras assinaturas dentro da App Store. Mas há alguma explicação para “cada jogo por streaming deve ser enviado à App Store como um aplicativo individual”? Qual a justificativa pra isso? Seria como pedir que todas as séries e filmes da Netflix tivessem uma página individual, não consigo pegar a lógica disso aqui.

DovahShy (@JustMonika)

[…] ela definiu nesta sexta-feira (11) como essas plataformas deverão se adaptar para o iPhone e iPad: os jogos terão que ser listados na App Store e ficarão sujeitos à taxa de 30% sobre compras in-app e assinaturas.

A Apple vai ajudar a manter o sistema da Xbox Live e MS Store? Os jogos estão lá…

O iCloud e iTunes está disponível na MS Store para Windows 10, a Apple terá de pagar 30% à MS pelas assinaturas e itens comprados dentro dos apps baixados por lá?

Para quem não gostar disso, a Apple sugere recorrer à “internet aberta e navegadores web para alcançar todos os usuários fora da App Store”.

Opa, a Apple liberou download de apps por outros meios no iOS? Aí sim!

Breno (@bbcbreno)

Os absurdos da Apple tão indo a outros patamares!

Antes ela tinha a desculpa: aaaah, mas tá usando nossa plataforma e isto custa caro, quero 30% do seu faturamento.

Agora?! O jogo n passa nem perto de nenhum servidor da Apple, qual é a justificativa?! O usuário tá usando um pedaço de metal e vidro q ela fabricou e cobrou absurdos pelo produto? N faz sentido!

Rafael de Paula (@Red)

Acredito que ela deu a mesma opção que há para aplicativos pagos como Spotify e Strava. Você ainda é obrigado a baixar na App Store mas pode decidir pagar pela assinatura fora dela, direto no site do desenvolvedor (internet aberta e navegadores web)

Kawe (@kaweantonio)

Essas regras não fazem sentido nenhum!

Imagina que pra cada jogo que existe no Xcloud / Stadia ter uma página separada na App Store, cada publisher e desenvolver ter que submeter cada atualização de um jogo pra Apple revisar, sendo que os jogos nem vão rodar num dispositivo Apple e sim nos servidores da MS e da Google. Isso é completamente insano, não tem justificativa razoável nenhuma.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

KKKKKKKKKKKKKKKK é pegadinha??? Apple virou uma empresa RIDÍCULA, e mais ridículo ainda é quem defende isso. Espero que Google e Microsoft não abaixem a cabeça pra essa porcaria de empresa.

Lucas Nascimento (@Lucas_Nascimento)

Só não pode mencionar dentro do app que essa opção existe kkk

Alberto Roberto (@ComentarioMilGrau)

Seu eu fosse a MS ou o Google faria uma estratégia assim: Ofereceria o meu serviço de streaming de jogos, porém sem opção de compra de jogos, somente para streamar. Caso a pessoa queira comprar algum jogo, teria uma notificação que compras de jogos só poderão ser feitas pelo browser do aparelho, PC, Laptop ou smartphone Android. Logo, vc não estaria vendendo absolutamente nada pelo app, apenas sugerindo outras opções fora dele, assim “burlando” o sistema da Apple com essa mentalidade antiquada e arcaica.

Daniel Ribeiro (@danarrib)

Apple não quer largar o osso… E a alternativa deles “ir para a Internet aberta” seria ótima, não fosse a falta de suporte completo do iOS para os Web Apps.

Daniel Ribeiro (@danarrib)

Não funciona. Primeiro porque a Apple exige que o app não deixe instruções sobre como comprar coisas fora do App.
Depois porque a Apple não é trouxa e vai acabar com a farra logo.
A Apple não é muito justa… Mesmo que o desenvolvedor siga 100% a risca todas as diretrizes que ela criou, a Apple pode ainda assim acabar com tudo no dia seguinte se ela achar que deve.

Já aconteceu antes… E vai continuar acontecendo.

🤷‍♀️ (@xavier)

A única maneira de acabar com tudo isso, é dos desenvolvedores simplesmente parar de dar suporte a tudo do iOS.
Por enquanto a Apple “faz o que quer” porque tem uma base grande de usuários, mas se os desenvolvedores começarem a se unirem pra “boicotar” o sistema, aos poucos fica desinteressante pro usuário comprar iPhone, já que num vai poder ter amplo conteúdo.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Que empresinha nojenta, meua migo

Diego Nascimento (@Dieg0)

Isso não faz nenhum sentido, diretrizes porcas e aproveitadoras! Espero que haja consequências à Apple e ela seja obrigada a voltar atrás.

Eu (@Keaton)

Só que os metodos requeridos violam os termos de garantia dos iDevices… jailbreak por exemplo… hahaha

LekyChan (@LekyChan)

simples, o sistema deles é porco, invés de exigir isso eles poderiam fazer que nem o steam, eu por exemplo jogo paladins e na loja in-game dele obvio tem dlcs, skins e claro pacotes de recarga de cash, quando eu vou fazer uma compra por exemplo da oferta do dia, que custa 15 reais, abre uma janela do Steam onde eu faço uma recarga de 15 reais para a minha conta steam e então com esses créditos realizo a compra in-app. Seria melhor fazer isso do que cada jogo ter sua pagina na apple store, afinal isso vai deixar a loja bem poluida, pois se você buscasse FIFa 20 por exemplo, aparecia algo do tipo na busca.

FiFA 20 (iOS)
FiFA 20 (xCloud)
FiFA 20 (Stadia)
FiFA 20 (Geforce Now)
FiFA 20 (Playstation Now)
FiFA 20 (algum outro serviço de streaming)

Exibir mais comentários