Como citar outra monografia nas normas ABNT

TCC ou texto acadêmico; veja como citar outra monografia nas normas ABNT, forma direta, indireta e bibliografia

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Como citar outra monografia nas normas ABNT / Pexels

Citar o trabalho de outros estudantes ou pesquisadores pode ser a saída para alguns formandos. Geralmente, quando estão desenvolvendo trabalhos em áreas com menos referências publicadas. Saiba como citar outra monografia nas normas ABNT corretamente. Esteja pronto para usar esse recurso “salvador” quando seu trabalho for na vanguarda de um assunto.

Como citar outra monografia nas normas ABNT

Vou apresentar 3 formas de se referenciar outra monografia dentro do seu TCC: Indireta (parafraseando), Direta (Íntegra entre aspas) e como colocar em sua lista de referências bibliográficas.

Citação Indireta

Na citação indireta o aluno explica com suas próprias palavras o conceito que o autor do outro trabalho propôs.

Ex:

Em sua tese, Alexandre Abdal apresenta o conceito de como o estado supõe algumas particularidades nos países tidos como subdesenvolvidos ou emergentes atuando com um papel de ignição para aqueles que possuem uma industrialização tardia. (ABDAL, 2015)

Citação Direta

Na forma direta, retiramos o trecho na íntegra e colocamos entre aspas. 

Ex:

“O ponto de partida da análise da dinâmica demográfica no espaço é a herança do passado. A distribuição estrutural da população no território é fruto da sedimentação de tendências originárias desde a colonização, que passam pelos diferentes ciclos econômicos e chegam ao século XX sintetizadas nos processos de industrialização e urbanização.” (ABDAL, 2015, p.66) 

Referências Bibliográficas

Nas referências bibliográficas indicamos de forma mais completa o trabalho que foi utilizado em seu TCC. 

  1. O sobrenome em caixa alta e a letra inicial do nome do autor separados por vírgula;
  2. O título do trabalho em negrito;
  3. Se é uma Tese, TCC ou Monografia, seguido do curso ou grau para qual foi feita e o local na qual representa; 
  4. A cidade de publicação;
  5. O total de páginas da tese;
  6. Ano de publicação.

Ex:

ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 261. 2015.

Dicas para citação

  • Caso venha a utilizar muitas vezes o mesmo trabalho, faça a formatação eletrônica de referências bibliográficas no Word, ou seu editor de texto;
  • Citar outros TCC de graduação serve como apoio e suporte, dificilmente poderá ser a fonte principal de seu trabalho. O peso de uma tese de doutorado, por exemplo, será muito maior do que um TCC. Mesmo assim, não deve-se utilizar exaustivamente essa fonte;

Espero ter conseguido ajudar os formandos a saber como citar outra monografia nas normas ABNT corretamente. Antes de escolher uma fonte como TCC ou Teses, vale a pena conversar com seu orientador, para que todos fiquem confortáveis com a citação. Bons estudos!

Mais informações: mpm.mp.br, guiadamonografia.com.br

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados