Xbox Series X e S serão primeiros consoles com HDR Dolby Vision

Nova geração da Microsoft terá suporte à tecnologia voltada também para games e não apenas streaming

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
dolby-vision-xbox-series-x

Os Xbox Series X e S serão os primeiros consoles com suporte Dolby Atmos e Dolby Vision HDR para jogos. Segundo anúncio da empresa de áudio, o Dolby Atmos 3D surround estará disponível nos aparelhos da Microsoft já no lançamento, enquanto o Dolby Vision HDR para games chegará em 2021.

O suporte ao Dolby Atmos e Dolby Vision já existe nos modelos atuais do Xbox One. No entanto, eles funcionam apenas com a Netflix e outras plataformas de mídia. No Series X e S, o uso de ambas as tecnologias será expandido para jogos também.

Com o Dolby Vision, a promessa é de desbloquear visuais mais realistas, com mais cores (12 bits de profundidade de cor), 40 vezes mais brilho, contrastes aprimorados e 10 vezes mais definição para tons em preto. De acordo com a empresa, o recurso irá além do que os jogos atuais já dão suporte em relação ao HDR.

Em se tratando de Dolby Atmos, a tecnologia já existe em alguns games. O recurso oferece uma certa melhora na experiência de jogo, pois distribui o som num espaço tridimensional criando uma sensação de palco sonoro. Assim, segundo a fabricante, o jogador conseguirá localizar melhor elementos em volta de si, como inimigos – por exemplo.

É sempre bom lembrar que seu setup precisa ser compatível com as soluções de áudio e vídeo propostas pela Dolby. Além disso, nem todos os jogos darão suporte a estes recursos.

Segundo o site da empresa, títulos como Gears 5, F1 2020, Call of Duty Warzone, Ori and the Will of the Wisps e Cyberpunk 2077 já têm ou terão compatibilidade com as tecnologias da fabricante.

Com informações: Engadget e Dolby

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados