Início » Jogos » Xbox Series X e S serão primeiros consoles com HDR Dolby Vision

Xbox Series X e S serão primeiros consoles com HDR Dolby Vision

Nova geração da Microsoft terá suporte à tecnologia voltada também para games e não apenas streaming

Vivi Werneck Por

Os Xbox Series X e S serão os primeiros consoles com suporte Dolby Atmos e Dolby Vision HDR para jogos. Segundo anúncio da empresa de áudio, o Dolby Atmos 3D surround estará disponível nos aparelhos da Microsoft já no lançamento, enquanto o Dolby Vision HDR para games chegará em 2021.

dolby-vision-xbox-series-x

O suporte ao Dolby Atmos e Dolby Vision já existe nos modelos atuais do Xbox One. No entanto, eles funcionam apenas com a Netflix e outras plataformas de mídia. No Series X e S, o uso de ambas as tecnologias será expandido para jogos também.

Com o Dolby Vision, a promessa é de desbloquear visuais mais realistas, com mais cores (12 bits de profundidade de cor), 40 vezes mais brilho, contrastes aprimorados e 10 vezes mais definição para tons em preto. De acordo com a empresa, o recurso irá além do que os jogos atuais já dão suporte em relação ao HDR.

Em se tratando de Dolby Atmos, a tecnologia já existe em alguns games. O recurso oferece uma certa melhora na experiência de jogo, pois distribui o som num espaço tridimensional criando uma sensação de palco sonoro. Assim, segundo a fabricante, o jogador conseguirá localizar melhor elementos em volta de si, como inimigos – por exemplo.

É sempre bom lembrar que seu setup precisa ser compatível com as soluções de áudio e vídeo propostas pela Dolby. Além disso, nem todos os jogos darão suporte a estes recursos.

Segundo o site da empresa, títulos como Gears 5, F1 2020, Call of Duty Warzone, Ori and the Will of the Wisps e Cyberpunk 2077 já têm ou terão compatibilidade com as tecnologias da fabricante.

Com informações: Engadget e Dolby

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

A pergunta que nao quer calar é: e o PS5? Não vai ter nunca? Vai ter depois?

LekyChan (@LekyChan)

já decidi, essa geração vou de xbox, provavelmente de series S por ser mais barato e pq eu nem mesmo tenho TV 4K e não tenho pretensão de comprar uma tão cedo.

Arthur Silva Vicentini (@ArthurVX)

Quer dizer que é melhor eu desistir de comprar uma QLED (já que nenhuma TV Samsung tem suporte a Dolby Vision, só HDR10+) e ir comprar uma LG OLED, por mais alto que seja o risco de burn-in (ainda mais nesses tempos da gente assistindo canais de notícias direto)?
A TCL tem uma QLED com Dolby Vision e HDR10+ (a C715), mas o painel dela é de só 60Hz (fora que não tem suporte a HDMI 2.1).

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

A linha Nanocell da LG também suporta Dolby Vision…

Arthur Silva Vicentini (@ArthurVX)

Só que a Nano90 (a equivalente da LG à Q80T) não apenas tem o baixo contraste inerente aos painéis IPS como também, aqui no Brasil, só vende a partir de 75" (e estou atrás de modelos de 55" - se a LG vendesse a CX de 48" no Brasil eu até pensaria nela, por motivos de “minha TV atual é de 40” e, por mais que uma de 55" caiba no meu espaço, a CX de 48" poderia ser uma alternativa menos cara").