Microsoft sai de cena e TikTok propõe parceria com Oracle

Chinesa ByteDance, dona do TikTok, rejeitou oferta da Microsoft e apresentou proposta de parceria com Oracle

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TikTok no iPhone (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A novela TikTok caminhava para um desfecho, mas, de repente, tudo mudou: a Microsoft, que manifestou abertamente interesse pelo serviço, está fora do negócio. Em breve, as operações americanas da plataforma poderão ser assumidas pela Oracle graças a uma proposta de parceria anunciada nesta segunda-feira (14).

O TikTok é controlado pela chinesa ByteDance. O imbróglio começa aqui: para a administração de Donald Trump, a rede social — um fenômeno global com grande presença nos Estados Unidos — funciona como ferramenta de espionagem do governo chinês. A empresa sempre negou.

Diante da gravidade das acusações, a venda das operações do TikTok nos Estados Unidos (e em outras partes do mundo) para uma empresa americana seria uma forma de evitar que a rede social seja bloqueada ou sofra outro tipo de sanção.

No começo de agosto, a Microsoft confirmou interesse pela plataforma e reconheceu que o seu CEO, Satya Nadella, conversou com o presidente Donald Trump sobre o negócio.

Mas, duas semanas depois, outro player surgiu nessa história: rumores de que a Oracle também cogitava adquirir as operações do TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia ganharam força. Esse é um nome forte, não só pela relevância que a Oracle tem no mercado, mas também pelo apoio que a companhia dedica à administração Trump.

Oracle

Em questão de dias, tudo se ajeitou para um desfecho favorável à Oracle. No último domingo (13), a Microsoft divulgou um curta nota para informar que a ByteDance rejeitou a sua proposta de compra. Ao mesmo tempo, surgiram informações de que a Oracle seria anunciada em breve como compradora ou parceira das operações do TikTok nos Estados Unidos.

Dando seguimento aos rumores, a Oracle liberou uma nota nesta segunda-feira (14) confirmando fazer parte de uma proposta da ByteDance submetida ao governo dos Estados Unidos. Com o acordo, a Oracle assumirá o papel de “provedor confiável de tecnologia” do TikTok e, presumivelmente, terá controle sobre os dados dos usuários americanos da rede social.

Embora a compra de parte do TikTok pela Oracle não esteja descartada, essa possibilidade é cada vez mais remota. Há indícios de que o governo chinês não está nada contente com a possibilidade de aquisição do TikTok por uma empresa americana, mesmo que parcialmente. Aparentemente, Pequim prefere que o serviço seja bloqueado a demonstrar “fraqueza” por não resistir à pressão de Washington.

Coincidência ou não, o governo chinês criou um novo conjunto de regras comerciais que dificulta a transferência de tecnologias de inteligência artificial para outros países. Essas restrições não impedem a venda do TikTok, mas podem obrigar o novo dono a reescrever partes fundamentais dos algoritmos do serviço. É por essa razão que a parceria soa mais provável.

De todo modo, a novela ainda não chegou ao fim. O acordo entre Oracle e ByteDance precisa ser aprovado pelo Tesouro dos Estados Unidos. Steven Mnuchin, secretário do órgão, sinalizou que a proposta será analisada nesta semana.

Com informações: TechCrunch, The Wall Street Journal, Reuters.

Atualizado às 13:05 para inclusão do anúncio da Oracle.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados