Início » Gadgets » HyperX Pulsefire Raid – Rápido, preciso e com mais botões

HyperX Pulsefire Raid – Rápido, preciso e com mais botões

Mouse gamer é leve de usar, pode chegar a 16 mil DPI e é o primeiro da HyperX com 11 botões programáveis

Vivi Werneck Por

O mouse gamer HyperX Pulsefire Raid é o primeiro da família Pulsefire com 11 botões programáveis. De design simples, o acessório é leve, tem uma boa pegada e alta precisão. Projetado, principalmente, para jogos do tipo MOBA, MMO e Battle Royales será que vale investir R$ 294,00 nele? Descubra no review, a seguir.

Análise do HyperX Pulsefire Raid em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O HyperX Pulsefire Raid foi fornecido pela HyperX por doação. O produto será usado em conteúdos futuros e não será devolvido à empresa.

Visual e design

HyperX Pulsefire Raid / Vivi Werneck - Tecnoblog

Numa primeira olhada, nota-se que o Raid tem um visual simples, mesmo sendo um produto gamer (que, por vezes, pode parecer um mini Transformer). Seu design segue, mais ou menos, o padrão da família Pulsefire: base lisa, onde fica o logo da fabricante e botão para ajuste de DPI logo abaixo do scroll.

As diferenças visuais mais marcantes agora são os botões principais (esquerdo e direito) independentes, os macros na lateral esquerda, grips emborrachados nas laterais e skates deslizantes maiores, na parte inferior.

O mouse traz ainda cabo USB 2.0 trançado de 1 metro e 80 centímetros de comprimento. O cabo poderia ser um pouco mais maleável. Isso ajudaria a acomodá-lo melhor na mesa. O Pulsefire Raid traz, ainda, sensor Pixart 3389 com ajustes de até 16 mil DPI, velocidade de até 450 IPS e aceleração com até 50 g de força.

HyperX Pulsefire Raid / Vivi Werneck - Tecnoblog

Apesar da curvatura côncava, ou seja, mais acentuada para dentro, de ambas as laterais o Raid foi pensado mais para o uso com a mão direita, especialmente por conta da localização dos cinco macros programáveis.

Por falar em botões são 11 no total, todos customizáveis e com switches Omrom que suportam até 20 milhões de cliques, segundo a HyperX. São cinco deles na lateral esquerda, um para configurar o DPI (logo abaixo do scroll), dois botões principais individuais (direita e esquerda) e três diferentes, por meio de movimentos, no próprio scroll (apertando o botão e movendo-o para esquerda e para direita).

Usabilidade e conforto

O Pulsefire Raid é multiplataforma e bem confortável de usar. Com dimensões de 127.8 mm x 71.0 mm x 41.5 mm (comprimento, largura e altura) e pesando, aproximadamente, 95 g, o mouse se adequa bem até a mãos pequenas (digo isso por experiência própria) mesmo com uso prolongado.

HyperX Pulsefire Raid / Vivi Werneck - Tecnoblog

O nível de usabilidade/conforto pode variar de acordo com seu estilo. Para os que costumam repousar mais a mão no mouse, o encaixe será muito bom, especialmente para alcançar alguns dos botões laterais (falarei deles mais adiante). No entanto, se você é mais do tipo que usa mouse em estilo garra, ou seja, sem apoiar tanto a palma para clicar mais rápido, é capaz que os mesmos botões laterais te atrapalhem um pouco.

De ambas as formas, as texturas laterais emborrachadas permitem uma boa pegada, sem deixar o mouse escorregar da sua mão. Os skates deslizantes também fazem um ótimo papel para garantir suavidade em quase todo tido de superfície, especialmente em jogos de ação frenética, como shooters.

Falando agora, especificamente, dos botões macro na lateral esquerda para ativar itens, golpes, magias ou mesmo trocar de armas num jogo, senti um pouco de dificuldade para me adaptar a eles. Pode ser, talvez, pelo fato de eu preferir usar os botões do próprio teclado para estas funções. Particularmente, e isso é uma opinião bem pessoal, não ligo para muitos botões extras num mouse. Já me habituei a ter essas funções no teclado.

HyperX Pulsefire Raid / Vivi Werneck - Tecnoblog

HyperX Pulsefire Raid / Vivi Werneck - Tecnoblog

Agora, “me forçando” a usar os botões laterais por conta deste review, notei que as respostas aos comandos é tão rápida quanto qualquer outro botão do próprio Pulsefire Raid ou do teclado. É uma questão mesmo de você gostar de macros num mouse ou não.

A crítica aqui vai para a posição do botão oito (segundo o manual do produto), ou seja, o macro lateral mais a frente e o maior dos cinco. O fato dele ser grande, em relação aos outros quatro, não significa que ele seja de fácil acesso. Por vezes, esqueci da existência dele simplesmente porque ele fica longe do alcance normal do polegar (isso com a mão repousada no mouse). De repente, usuários ao estilo garra não tenham essa dificuldade.

Customização

Para quem gosta… Sim! O Pulsefire Raid tem RGB. Não chega a ser um carnaval de luzes e cores, mas você pode personalizar o estilo da animação, velocidade, brilho e as cores do scroll e do logo da fabricante na base do mouse gamer. Ou também pode, simplesmente, desligar o RGB – se preferir. Independentemente da sua escolha, você terá que usar o HyperX Ngenuity para isso.

HyperX Ngenuity

O programa continua sendo nada intuitivo de usar e leva um tempo, especialmente para quem nunca o usou, para aprender o que fazer e salvar as modificações visuais feitas no periférico.

A maior vantagem do Ngenuity é identificar automaticamente todos os produtos da HyperX conectados ao computador, da qual ele foi instalado. Se houver alguma atualização de firmware disponível, para qualquer um destes dispositivos, o programa também avisará para que você pode baixar e instalar.

O Ngenuity já vem com seis configurações nativas, mas os usuários podem acrescentar as próprias, além de configurar os botões macro e ajustar o sensor de precisão até 16.000 DPI. Quando o mouse permite, eu costumo deixar o periférico configurado a 8.000 DPI, o que já é bastante satisfatório em termos de velocidade do ponteiro para mim. Usar o mouse a 16.000 DPI pode ser “rápido demais” para usuários comuns, mas interessante no cenário competitivo de jogos.

Conclusão

HyperX Pulsefire Raid / Vivi Werneck - Tecnoblog

Diferentemente dos concorrentes como a Razer e Logitech, por exemplo, os mouses gamer da HyperX apostam quase sempre num visual simples. Isso pode agradar a quem prefere um periférico menos robusto. Nesta linha, o Pulsefire Raid se difere um pouco, dos demais da família, ao implementar 11 macros com o claro foco nos jogadores de MOBA, MMO e shooters.

Com botões de rápida resposta, deslize suave da base e possibilidade de configuração até 16.000 DPI, o acessório dificilmente deixará algum jogador na mão na hora de um tiro certeiro. A pergunta necessária a ser feita é: você vai usar todos os 11 botões macro programáveis? Se a resposta for sim, este mouse pode ser uma boa escolha pelo preço sugerido de R$ 294,00 (mas já é possível encontrar mais barato).

Se a resposta for não, talvez seja melhor buscar por um mouse gamer menos parrudo neste sentido, mas que ofereça a mesma resposta rápida, suavidade e até com o limite insano dos 16.000 DPI. Isso sem você ter que pagar a mais por botões que ficarão apenas de enfeite.

HyperX Pulsefire Raid – Especificações Técnicas

  • Formato: Ergonômico
  • Sensor: Premium Pixart PMW3389
  • Resolução: até 16.000 DPI
  • DPI presets: 800 / 1600 / 3200 DPI
  • Velocidade: 450 IPS
  • Aceleração: 50G
  • Botões: 11
  • Switches dos botões esquerdo e direito: Omron
  • Durabilidade dos switches: 20 milhões de cliques
  • Backlight: RGB (16,777,216 colors)
  • Efeitos de luzes: 2 zonas de luzes RGB
  • Memória on board: 1 perfil
  • Tipo de conexão: USB 2.0
  • Taxa de captação: 1000 Hz
  • Tipo do cabo: trançado
  • Dimensões do mouse: 127.8 mm x 71.0 mm x 41.5 mm (comprimento, largura e altura)
  • Comprimento do cabo: 1.8 m
  • Peso (sem o cabo): Aproximadamente 95 g
  • Peso (com o cabo): Aproximadamente 125 g
  • Software: HyperX Ngenuity

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Xavier (@thiagolead)

Odeio mouse com furatinho e cheio de aberturas. Não troco o meu da DEll por nada. Tenho suor excessivo nas mãos e esses mouses com borracha, furrinho, dobrinhas ficam sujos em menos de uma semana comigo a combinação de poeira, suor e gordura natural não é nada bom.

@ViviWerneck

Gente, esse é lindo! Adoro visual minimalista pra coisas de informática!

Ah e sim… Imagino que a pessoa que sua muito nas mãos vai deixar essas borrachinhas encardidas muito rápido.

Danillo Nunes (@danillonunes)

Muito pouco RGB para um mouse gamer. Com LEDs tão discretos deve dar no máximo uns 5 FPS extras.

@ViviWerneck

“A cara” do artigo.

Olha, pra mim é super de boas usar o mouse a 8k DPI. Já me acostumei. kkkk