Sony vai fechar fábrica de TVs, áudio e câmeras no Brasil

Sony vai fechar fábrica de Manaus no ano que vem; distribuição de PlayStation, garantia e assistência técnica serão mantidos

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 9 meses

A Sony vai fechar sua fábrica de TVs, áudio e câmeras no Brasil. De acordo com um comunicado revelado nesta segunda-feira (14), a companhia japonesa irá encerrar a fabricação e a comercialização dos eletrônicos no país no ano que vem. As vendas do PlayStation e os serviços de garantia e suporte técnico serão mantidos no país.

Sony vai fechar fábrica no Brasil

O fechamento da fábrica de Manaus foi anunciado em um comunicado aos varejistas, conforme conta o NeoFeed. Segundo o informe, as atividades fabris estão previstas para serem finalizadas em março de 2021. Além disso, as vendas de equipamentos de som, câmeras e de TVs serão interrompidas em meados de 2021.

“Informamos que o Grupo Sony decidiu fechar sua fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil Ltda, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios. A decisão visa fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo”, diz o comunicado publicado no perfil do Twitter @danielreen.

Venda de PlayStation será mantida no Brasil, segundo Sony (Foto: InspiredImages/Pixabay)

PlayStation no Brasil: vendas continuam

A Sony ainda irá manter a sua presença no Brasil em alguns segmentos, como é o caso do escritório para a operação do PlayStation, que tende a permanecer no país, de acordo com um varejista ouvido pelo NeoFeed nesta segunda-feira (14). As vendas do dispositivo, no entanto, serão realizadas através de um distribuidor.

Outros serviços seguirão em funcionamento no país, como é o caso da garantia e da assistência técnica aos produtos da fabricante. “Importante esclarecer que os demais negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Soluções profissionais, Music e Pictures Entertainment) continuarão a manter sua forte atuação no mercado local”, afirmam.

Na sexta-feira (11), a Sony estreou no Brasil a TV 8K Sony Z8H, a primeira do mercado nacional com o selo de ideal para o PlayStation 5 (PS5). A Smart TV, que conta com Android TV, chegou ao país com preço sugerido de R$ 31,6 mil para a versão com 75 polegadas.

O que diz a Sony?

Procurada pelo Tecnoblog nesta terça-feira (15), a Sony confirmou que irá fechar a fábrica em Manaus e interromper a venda dos produtos citados anteriormente em 2021. Confira o posicionamento na íntegra:

“O grupo Sony sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo.

Nós decidimos fechar a fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil, TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios.

A Sony está tomando todas as medidas necessárias e está muito comprometida como empresa em empenhar seus esforços para garantir todos os direitos, o melhor tratamento e cuidados especiais aos seus colaboradores.

A Sony Brasil continuará a oferecer todo suporte ao consumidor para os produtos sob a sua responsabilidade comercial de acordo com as leis aplicáveis e sua política de garantia de produtos.

Os demais negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Soluções Profissionais, Music e Pictures Entertainment, incluindo Playstation) continuarão a manter normalmente sua forte atuação no mercado local.

Os produtos Playstation no Brasil, importados, continuarão a ser vendidos normalmente, sem nenhuma alteração. A Sony do Brasil não produz o Playstation no país desde 2017.

O Grupo Sony tomou as medidas para fortalecer a estrutura dos negócios, a fim de responder às rápidas mudanças no mercado de eletrônicos.”

Com informações: @danielreen (Twitter) e NeoFeed

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados