Novo iPad Air tem design do iPad Pro, USB-C e chip Apple A14

iPad Air 2020 possui tela de 10,9" com bordas mais finas e Touch ID no botão liga/desliga; Apple A14 pode vir também no iPhone 12

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
iPad Air

O iPad Air ganhou um novo modelo: o tablet da Apple agora adota um design semelhante ao do iPad Pro com bordas mais finas e conector USB-C em vez de Lightning. Além disso, temos aqui Touch ID embutido no botão liga/desliga (em vez de Face ID) e o processador Apple A14 que deve vir no iPhone 12. Ele custará a partir de R$ 6.999 quando chegar ao Brasil; ainda não há uma data definida de lançamento por aqui.

A tela do novo iPad Air possui 10,9 polegadas e usa um painel Liquid Retina (ou seja, LCD). As bordas são mais finas que no modelo do ano passado. No entanto, ao contrário do iPad Pro, não temos Face ID aqui: em vez disso, a biometria é feita através de um leitor de digitais incorporado no botão liga/desliga.

O processador A14 Bionic de seis núcleos promete ser 40% mais rápido que seu antecessor. Ele é fabricado em processo de 5 nanômetros, o que deve trazer menor consumo de energia. O sistema-em-um-chip inclui também um chip gráfico (GPU) quad-core que é 30% mais rápido, além da Neural Engine de 16 núcleos. São 11,8 bilhões de transistores no total.

Espera-se que o iPhone 12 venha com o processador A14. A Apple deve anunciá-lo só em outubro, supostamente porque os testes de modelos 5G foram afetados pela pandemia da COVID-19.

iPad Air

iPad Air tem USB-C e câmera do iPad Pro

Voltando ao iPad Air de 2020: ele tem conector USB-C em vez de Lightning e velocidade de transferência de 5 Gb/s, ou dez vezes mais rápido que seu antecessor. Isso também facilita a conexão com dispositivos externos, incluindo monitores 4K. Há conectividade 4G 60% mais rápida e Wi-Fi 6.

A câmera traseira de 12 megapixels é a mesma do iPad Pro, com abertura f/1,8 e estabilização de vídeo 4K. Enquanto isso, a câmera frontal de 7 megapixels tem suporte a Smart HDR e permite fazer chamadas de vídeo em Full-HD. Os alto-falantes são estéreo, localizados na parte superior e inferior do tablet.

O iPad Air mantém suporte ao Apple Pencil, e ele se prende de forma magnética na lateral direita para pareamento e recarga de bateria. Ele também é compatível com o Magic Keyboard de design flutuante.

A Apple vai lançar o novo iPad Air nos EUA em outubro por US$ 599. Ele estará disponível nas cores azul, verde, rosa, cinza e branco; e já virá rodando iPadOS 14.

Receba mais sobre iPad Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados